Imprimir    A-    A    A+

A Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados aprovou o relatório pela compatibilidade financeira e orçamentária do Projeto de Lei 3595/12, que dispõe sobre as ações de saúde para a prevenção, detecção, tratamento e o seguimento dos cânceres de colo de útero e de mama pelo Sistema Único de Saúde – SUS às mulheres com deficiência.

O projeto prevê a adaptação dos serviços prestados pelo SUS a fim de atender as mulheres com deficiência. A deputada federal Mara Gabrilli (PSDB/SP) acompanhou a votação da matéria e parabenizou os membros da comissão pela aprovação do projeto. Em 1994, a deputada sofreu um acidente de carro que a deixou tetraplégica. Gabrilli é reconhecida pela sua luta à favor das pessoas com deficiência.

E aproveitou para relatar a dificuldade enfrentada pelas mulheres cadeirantes para realizar a mamografia.

“Há vinte e um anos que eu uso cadeira de rodas por ter quebrado o pescoço em um acidente de carro e só neste final de semana que eu tive a oportunidade de fazer uma mamografia. […] Eu nunca tinha entendido direito qual era a questão do mamógrafo adaptado. E as mulheres cadeirantes não chegam nem perto deles porque a minha própria médica nunca havia prescrito. Ela falava assim: ‘É muito difícil para você fazer uma mamografia, então você faça um ultrassom’. E a gente sabe que não é a mesma coisa” afirmou Mara Gabrilli.

Para a relatora da matéria, deputada federal Soraya Santos (PMDB/RJ), a proposta esclarece direitos já existentes.

A matéria segue para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) e não precisará seguir para o Plenário.

Renan Bonilha Klein – Relações Institucionais da CNTC

É permitida a reprodução deste material, desde que citada a fonte