Imprimir    A-    A    A+

Publicado nesta quarta-feira (dia 31/julho) no Diário Oficial da União, o Decreto n° 9.944, de 30 de julho de 2019, que cria o Conselho Nacional do Trabalho e a Comissão Tripartite Paritária Permanente vinculados ao Ministério da Economia.

São competências do Conselho Nacional do Trabalho:

  • propor políticas e ações para modernizar as relações de trabalho;
  • estimular a negociação coletiva e o diálogo social como mecanismos de solução de conflitos;
  • promover o entendimento entre trabalhadores e empregadores e buscar soluções em temas estratégicos relativos às relações de trabalho;
  • propor diretrizes para a elaboração dos planos, dos programas e das normas sobre políticas públicas em matéria trabalhista, de competência do Ministério da Economia, com base em informações conjunturais e prospectivas das situações política, econômica e social do País;
  • propor estudos e analisar instrumentos legislativos e normas complementares que visem a aperfeiçoar as condições e as relações de trabalho.

O referido Conselho será composto por dezoito representantes, sendo:  seis do Poder Executivo federal;  seis representantes dos empregadores; e seis representantes dos trabalhadores.

Serão os representantes dos trabalhadores indicados pelas centrais sindicais que atenderem aos requisitos de representatividade.

 

Relações Institucionais da CNTC

Permitida a reprodução desde que citada a fonte.