Imprimir    A-    A    A+

Uma boa notícia para o Comércio. A Pesquisa Mensal do Comércio registrou alta de 1,5% no volume de vendas do setor para o mês de novembro ante a outubro. Para o Varejo Ampliado, que inclui a comercialização de veículos e material de construção, as vendas apresentaram leve aumento de 0,5 p.p. A receita nominal do setor teve crescimento de 1,1%.  Entretanto, o resultado positivo não foi suficiente para reverter a retração no Comércio. Estima-se que até novembro, as vendas no setor retraíram 4%.

A semana iniciou com o mal humor nos mercados internacionais com a possibilidade de estourar a ‘bolha chinesa’. Apesar dos estímulos de Pequim para conter a queda, o índice chinês caiu 7,43% até quarta-feira (13/01). Os sinais apontam para um menor crescimento da China neste ano, o que afeta diretamente o Brasil, pois é o principal destino das exportações brasileiras.

Na segunda-feira (11/01), os analistas de mercado confirmaram a expectativa de retração de 2,99% da atividade econômica do Brasil em 2016.  Eles também esperam o aumento da taxa Selic em 0,5 p.p. na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (COPOM), marcada para a próxima semana. O mercado ainda projeta a inflação no final do ano em 6,93%. Hoje, o IPCA registra a taxa acumulada nos últimos 12 meses em 10,67%.

Renan Bonilha Klein – Relações Institucionais da CNTC

É permitida a reprodução deste conteúdo, desde que citada a fonte.