Imprimir    A-    A    A+

Aconteceu nesta quarta-feira (05/12) na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) no Senado Federal a apreciação do relatório do Grupo de Trabalho sobre a redução de spreads bancários, com foco nos efeitos produzidos pelas inovações tecnológicas que induzam o aumento da competição no mercado financeiro.

O relatório apresenta uma série de recomendações feitas aos órgãos governamentais e ao próprio Parlamento.

O que é spreads bancários?

É a diferença entre a remuneração que o banco paga ao aplicador para captar um recurso e o quanto esse banco cobra para emprestar o mesmo dinheiro. O cliente que deposita dinheiro no banco, em poupança ou outra aplicação, está de fato fazendo um empréstimo ao banco.  As instituições bancárias no Brasil apontam que é alto o custo para “sobreviverem ” uma vez que, o índice de inadimplência é alto e a carga tributária e despesas físicas são altas.

Em contra partida, existe as fintechs que:

Que é uma nova forma de lidar com os produtos e serviços financeiros e ligá-los aos consumidores. É a junção de finanças com tecnologia. Muitos bancos realizam as tarefas no ambiente virtual e com isso tem uma significativa redução dos custos e conseguem oferecer juros e tarifas menores ou até nulas para os clientes. Impossibilitando a competição com os bancos físicos.

O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn , colaborou com o debate acerca da temática e retratou o cenário econômico brasileiro, que está em crescimento desde 2017 e que fatores internos e externos trouxeram oscilação na economia do país.  Chamou atenção para o forte endividamento das famílias e empresas e ainda a greve dos caminhoneiros. Contudo, o presidente expressa que a manutenção da taxa de juros básica de 6,5 %, sendo a menor historicamente e a consolidação da inflação, que deve fechar abaixo de 4%, são conquistas da atual política monetária. Destaca a necessidade do país em realizar as reformas, principalmente ajuste fiscal e reforma da previdência e assim manter baixa a inflação, taxas e assim oportunizar uma recuperação sustentável da economia.

Acerca das questões elencadas no relatório sobre as medidas a serem adotadas, Goldfajn informa que até março de 2018 apresentará as respostas.

O relatório propõe que os projetos que visam minimizar a crise no sistema financeiro sejam aprovadas, tal como, o Projeto de Lei do Senado 212, de 2017 ( Lei do Cadastro Positivo).

Relações Institucionais da CNTC

É permitida a reprodução deste conteúdo, desde que citada a fonte.