“Barreiras culturais impedem o alcance da igualdade de gênero”, afirma diretora de Políticas para Mulheres da CNTC

Imprimir    A-    A    A+

27/10/2016

Segundo o Relatório de Desigualdade Global de Gênero 2016 do Fórum Econômico Mundial, publicado nesta quarta-feira, 26, em Genebra, a diferença salarial entre mulheres e homens no Brasil é uma das maiores do mundo e equiparar a condição dos dois sexos no País levará um século.

Para a diretora de Políticas para Mulheres da CNTC, Maria Bernadete Lira Lieuthier, apesar da legislação avançar no que diz respeito aos direitos das mulheres, as barreiras culturais têm se mostrado ainda muito fortes na direção das desigualdades de gêneros.

“Apesar das leis civis, constitucionais e trabalhistas serem voltadas para a proteção dos direitos da mulher, podemos perceber na prática que, apesar de todo este aparato legal, a mulher ainda não conseguiu ver os seus direitos plenamente respeitados. As barreiras culturais têm-se mostrado mais fortes do que as leis criadas para elevar a mulher a sua real posição de igualdade intelectual, civil, trabalhista e ao pleno exercício da cidadania”, afirma a diretora.

Entre 144 países avaliados, o Brasil ocupa apenas a 129.ª posição no que se refere especificamente à igualdade de salários entre gêneros. Países criticados por violações aos direitos das mulheres, como Irã, Iêmen e Arábia Saudita estão em melhor posição que o Brasil.

“Temos muito que avançar na legislação vigente e principalmente na aplicação dos nossos direitos já garantidos. Nossa sociedade deve ser capaz de superar as tradições milenares que oprimem as mulheres”, diz Maria Bernadete Lira Lieuthier.

A disparidade econômica entre homens e mulheres no Brasil é um dos fatores que mais impedem o avanço no ranking. Nesse quesito, o País ocupa a modesta 91.ª posição entre 144 países e é superado por Paraguai, China, Camboja e Chade.

“Apesar do discurso de igualdade de condições e oportunidades há evidências de que existem desigualdades na participação masculina e feminina no mercado de trabalho, seja em relação aos níveis salariais, possibilidade de crescimento na carreira ou oportunidades de exercer determinadas funções”, completa a diretora da CNTC.

Diretoria de Políticas para Mulheres da CNTC

A Diretoria de Políticas para Mulheres da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC) tem como principal objetivo promover a igualdade entre homens e mulheres e combater todas as formas de preconceito e discriminação. A diferença no tratamento entre o homem e a mulher no mercado de trabalho é um dos grandes desafios do movimento sindical.

Conheça o site www.igualdadedegenero.com.br e veja as campanhas, propostas, estratégias e ações da CNTC voltadas às mulheres.