CNTC assina acordo de alcance nacional com Walmart de participação nos resultados para mais de 65 mil trabalhadores

Imprimir    A-    A    A+

20/10/2016

O presidente da CNTC, Levi Fernandes Pinto, ao lado da diretoria da Entidade assinou um acordo com representantes da rede Walmart que garante participação nos resultados (PLR) da empresa aos seus funcionários.

A assinatura do termo aconteceu na manhã desta quarta-feira, 19 de outubro, na sede da CNTC, e irá beneficiar mais de 65 mil trabalhadores da rede em todo o Brasil. O pagamento do PLR será realizado somente se as metas previamente estabelecidas forem atingidas e disponibilizado aos funcionários até o dia 31/05/2017.

No encontro, os representantes do Walmart reconheceram também a Comissão Nacional de Negociação, coordenada pela CNTC, responsável pela mediação de conflitos existentes entre a rede e seus funcionários. No dia 23 de novembro de 2016, será debatida a pauta elaborada pelos sindicatos vinculados à CNTC a respeito da negociação do PLR de 2017.

O presidente da CNTC, Levi Fernandes Pinto, agradeceu o apoio das federações e sindicatos filiados à CNTC na construção do acordo. Para o presidente da Entidade, esse é um importante passo na busca da melhoria da qualidade de vida de trabalhadores no comércio e serviços de todo o país.

“Apesar de tantas lutas, ainda temos muito a avançar na qualidade de vida dos trabalhadores da nossa categoria, nossas condições de trabalho mantêm-se preocupantes no tocante às doenças profissionais, ao excesso da jornada de trabalho, dentre outras tantas adversidades. Reconhecemos a necessidade urgente de intensificarmos nosso debate junto aos grandes grupos. Esse é um passo fundamental na evolução do nosso trabalho. Agradeço aos representantes da rede Walmart que estiveram conosco nessa importante negociação, que tenho certeza, possibilitará outros ganhos para os trabalhadores no comércio e serviços de todo o país”, disse o presidente.

O 2º vice-presidente da CNTC, Luiz Carlos Motta, enfatizou a liderança da CNTC na condução dos trabalhos de negociação junto à rede Walmart.

“A legitimidade com que a CNTC coordenou os trabalhos foi fundamental para a negociação junto ao Walmart, já que democraticamente a nossa Entidade ouviu sindicatos e federações de todo o país. Esse é um caminho que possibilita um avanço nas negociações com as grandes redes e beneficia trabalhadores de todo o país”, afirmou o 2º vice-presidente da CNTC.

Para o diretor de Negociação Coletiva e Relações do Trabalho da CNTC, Guiomar Vidor, a assinatura do acordo tem um significado histórico na construção de soluções para os problemas coletivos da categoria.

“A partir de agora iniciamos um processo de debate e solução dos problemas vividos pelos trabalhadores. Apresentamos ao Walmart dados cedidos por sindicatos e federações de todo o país a respeito das reivindicações e problemas enfrentados pela categoria. Esse foi um primeiro avanço que será aperfeiçoado com o tempo nas próximas negociações”, disse Guiomar Vidor.

Para a vice-presidente de Capital Humano do Grupo Walmart Brasil, Ana Paula Alves dos Santos, a assinatura do acordo com a CNTC é um momento histórico para a categoria.

“Esse é um acordo histórico, é importante termos uma única plataforma para todos os nossos empregados nacionalmente. Temos a importante contribuição da CNTC, que representa a categoria, para garantirmos as mesmas bases a todos os nossos colaboradores. Temos também um grupo de funcionários que foi eleito internamente para discutir o acordo e acompanhar mensalmente os resultados, foi um grande avanço e espero que seja seguido por outras cadeias nacionais também”, afirmou.