CNTC defende a Unicidade e o custeio confederativo

Imprimir    A-    A    A+

22/08/2012

Presidentes de Federações entregam documento a favor da Unicidade na sede da Força Sindical

A CNTC vem trabalhando em várias frentes contra a Portaria 186 e na Defesa da Unicidade Sindical e pela manutenção do custeio do sistema confederativo.

 A CNTC defende a Unicidade Sindical em todos os níveis da organização sindical e a Entidade não aceita a proposta que vem sendo feita e tramita nos corredores do Ministério do Trabalho e Emprego, que seria a Unicidade na Base e Pluralidade partidas das Federações e Confederações.

Alertamos a todos que se trata de proposta que afronta a Constituição Federal e a Lei vigente, que estabelece a Unicidade em todos os níveis das Entidades Sindicais, ou seja, Unicidade nos Sindicatos, nas Federações e nas Confederações.

Os defensores da pluralidade não têm coragem de falar a verdade e ficam com meias verdades, como esta de Unicidade na Base. Isto é uma pegadinha para obter, neste momento, apoio dos Sindicatos para poder inicialmente destruir as Federações e as Confederações. Depois que acabarem com as entidades que apresentam resistência ao modelo da Pluralidade, ficará mais fácil implantá-las nos Sindicatos.

Que as Entidades Sindicais fiquem atentas e repudiem este golpe contra a Unicidade Sindical. Eles querem hoje destruir e dividir as Federações e Confederações, e depois irão dividir a sua base no Sindicato.

Em defesa da Unicidade, a CNTC vem fazendo uma série de ações para apresentar sua posição clara e objetiva, sem medo da UNICIDADE SINDICAL E DA MANUTENÇÃO DO CUSTEIO DO SISTEMA CONFEDERATIVO, e em defesa de todos os Sindicatos, Federações e Confederações.

Somos contrários à Portaria 186, que abre e permite a fundação de Sindicatos, Federações e Confederações, tanto no setor econômico como profissional, de entidades “fantasmas” comandadas por alguém que nunca pertenceu à categoria profissional, fazendo sindicato na calada da noite, em assembleias espúrias.

É contra isto que a CNTC vem lutando!

Na última segunda feira, 20 de agosto de 2012, as Federações Filiadas à CNTC e que tem filiação na Força Sindical estiveram em São Paulo e entregaram ao Presidente da Central, Miguel Torres, um documento onde firmaram sua posição contra “Pluralidade Sindical” e pela manutenção da Contribuição Sindical.

O documento reafirma a posição das Federações contra a proposta de Unicidade na Base e Pluralidade a partir das Federações e Confederações.

Estiveram presentes à reunião o presidente da Força Sindical – Miguel Torres, o presidente da Federação dos Empregados no Comércio e Congêneres do Estado de Minas Gerais, Levi Fernandes Pinto, o presidente da Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo, Luiz Carlos Motta, o presidente da Federação dos Empregados no Comércio em Goiás e Tocantins, Edson Garcia, o presidente da Federação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços do Estado do Mato Grosso do Sul, Idelmar da Mota Lima, o presidente da Federação dos Empregados e Agentes Autônomos do Comércio no Estado de São Paulo, Lourival Figueiredo Melo, e o presidente da Federação dos Empregados em Postos de Serviços e Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo, Luiz de Souza Arraes, que neste ato representou ainda a Federação Nacional dos Frentistas, que também apoiou o documento.

 

A CNTC NO EVENTO DA UGT

Diretores da CNTC participam da reunião da UGT em São Paulo e firmam posição pela Unicidade e pela manutenção do custeio do Sistema Confederativo

Ainda nesta segunda-feira (20.08.12), o Presidente da CNTC, Levi Fernandes Pinto,acompanhado dos Diretores Lourival Figueiredo Melo, Diretor-Secretário, Idelmar da Mota Lima, Diretor 2º Secretário, Luiz Carlos Motta, Diretor-Tesoureiro, e Luiz de Souza Arraes, Diretor de Patrimônio, esteve presente ao evento da UGT. Levi Fernandes Pinto fez um pronunciamento pela defesa da Unicidade Sindical e da Contribuição Sindical, falando aos presentes que a CNTC não aceita o debate que vem sendo feito sobre a Portaria 186 pelas Centrais, que defendem o modelo de Unicidade na Base e Pluralidade a partidas das Federações e Confederações.

Estiveram presentes ainda no evento, como filiados à UGT, os companheirosVicente da Silva, Diretor 1º Vice-Presidente, Valmir de Almeida Lima, Diretor 2º Vice-Presidente, e Márcio Fatel, Membro do Conselho Fiscal da CNTC, além de vários dirigentes dos Sindicatos de Comerciários e Serviços que são filiados à UGT.

REUNIÃO DAS CONFEDERAÇÕES

Na última terça-feira (21.08.12), ocorreu mais uma reunião das Confederações de Trabalhadores na sede da CNTC.

Nesta reunião foi feito um balanço da reunião com o Ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto, realizada no último dia 1º de agosto de 2012 na sede da CNTC, em Brasília.

Após amplo debate, ficou estabelecido que as Confederações trabalharão em várias frentes contra a Portaria 186 e na defesa da Unicidade Sindical e da Contribuição Sindical.

As Confederações irão se reunir no início da próxima semana para elaborar uma nova proposta para regulamentar o registro sindical, em substituição à Portaria 186, que será entregue ao Ministro Brizola Neto.

As Confederações reafirmarão a sua posição de não abrir mão da sua participação nos futuros debates junto ao Ministério do Trabalho e Emprego e continuarão lutando para integrar o Conselho de Relações do Trabalho daquele Ministério.

Esta é a firme posição das Confederações de Trabalhadores contrárias a qualquer proposta que venha dividir o movimento sindical e as entidades, regularmente reconhecidas pela lei, que não aceitam a proposta de unicidade apenas na base, ou seja, defendendo a UNICIDADE em todos os NÍVEIS da organização sindical.

Confederações reúnem-se na CNTC para debater o fortalecimento do sistema confederativo

Outras ações estão programadas para as próximas semanas.

A CNTC ONTEM, HOJE E SEMPRE, NA DEFESA DA UNICIDADE SINDICAL E DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL.

CNTC – “SOMOS TODOS NÓS” está nessa luta.

*** DIVULGUE ESTA MATÉRIA! ***