CNTC, federações e sindicatos debatem proposta de PLR do Grupo Walmart e apresentam reivindicações

Imprimir    A-    A    A+

02/08/2016

Na tarde desta terça-feira (2), dirigentes sindicais de todo país estiveram reunidos na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC) em Brasília (DF), com os representantes do Grupo Walmart Brasil, Gil Ceiplli Brito, gerente de Relações Trabalhistas e Sindicais e o Dr. Flávio Obino Filho, consultor de Negociações Coletivas. A reunião teve como objetivo dar continuidade no debate sobre a proposta apresentada pelo Grupo Walmart de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) para seus trabalhadores em todo país. Durante o encontro, os representantes dos trabalhadores apresentaram uma pauta de reivindicações para discussão com o Walmart.

Para o primeiro-vice presidente da CNTC, Vicente da Silva o encontro teve saldo positivo. “A CNTC, as federações e os sindicatos atuaram como facilitadores na abertura de um canal de diálogo para uma negociação coletiva com o Grupo Walmart. Na minha opinião, o PLR é um direito do trabalhador. Precisamos estimular o PLR nas empresas”, destacou.

O diretor de Negociação Coletiva e Relações do Trabalho da CNTC, Guiomar Vidor destacou o importante papel dos sindicatos. “A CNTC visa auxiliar as federações e os sindicatos nos problemas nacionais. Os sindicatos contribuíram muito para que a confederação conhecesse um pouco mais dos problemas vividos pelos trabalhadores dentro das lojas do Grupo Walmart. Assim, atuaremos de forma mais contundente para encontrar soluções para os problemas colocados. Esperamos que o encontro resulte em melhorias concretas para os trabalhadores”.

Melhores condições de trabalho, modificações na proposta do PLR apresentada pelo Walmart para tornar mais transparente os critérios e metas para serem atingidos, com maior equilíbrio entre quem ganha mais e quem ganha menos foram alguns dos assuntos abordados durante o encontro. Os representantes do Grupo Walmart prometeram analisar as propostas até a próxima reunião, marcada inicialmente para o dia 13 de setembro na sede da CNTC.

Representatividade

Participaram do encontro, representantes da CNTC, FECOSUL, FECEP, FETRACOM-MS, FETRACOM-GO/TO, FECOMERCIÁRIOS-MA, FECONESTE, FECOMSE, FECOMBASE, FECOMERCIÁRIOS-MG, FECOMERCIÁRIOS-SP, FECERJ, do Sindicato dos Comerciários de São Paulo (SP), do Sindicato dos Comerciários de Salvador (BA), do Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro (RJ) e do Sindicato dos Empregados no Comércio de Belo Horizonte e Região Metropolitana (MG).

Assessoria de Comunicação da CNTC
(61) 3217-7100