Confusão no Plenário suspende votação da Reforma Trabalhista

Imprimir    A-    A    A+

11/07/2017

Pouco mais de uma hora depois da abertura da sessão extraordinária do Senado dedicada à votação da proposta de reforma trabalhista, o presidente do Senado, Eunício Oliveira, suspendeu a sessão por tempo indeterminado. A decisão foi tomada depois que a senadora Fátima Bezerra (PT – RN), que conduzia os trabalhos, se negou a dar o assento da presidência da sessão a Eunício. O senador mandou desligar os microfones e apagar as luzes.

Apesar de o presidente do Senado, Eunício Oliveira, ter dito ainda na semana passada que a fase de debates da matéria estava encerrada, a sessão tinha sido aberta pontualmente às 11h apenas por senadores de oposição, que se revezavam na tribuna com discursos contrários à proposta.

O prédio do Senado está sob a proteção da tropa de choque da Polícia Militar de Brasília e o acesso está restrito a parlamentares, servidores e pessoas credenciadas. Sob protesto da oposição, o acesso às galerias não foi liberado a visitantes.

O presidente do Senado mandou ainda apagar as luzes e desligar os microfones. Mesmo assim, o grupo de senadoras permaneceu no local.

“Eu vou assumir ou vou desligar o microfone. Está encerrada a sessão e não tem som enquanto eu não sentar na presidência da mesa”, disse o senador ao retirar o microfone da lapela de Fátima Bezerra.

O presidente Eunício Oliveira convocou uma reunião no gabinete da Presidência com diversos senadores e líderes para tratar da retomada da sessão de votação da reforma trabalhista.