Do vinho quente ao milho assado, saiba quanto você paga de imposto na festa junina

Imprimir    A-    A    A+

22/06/2017

QUANTO DOS QUITUTES É PAGO EM IMPOSTO?
A chegada do inverno no Brasil sempre vem acompanhada das tradicionais festas juninas. Fazem parte da tradição roupas, bebidas e comidas típicas. O Fisco, no entanto, também participa das comemorações, pegando um grande volume de tributos embutidos nos preços dos produtos. Pesquisas do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) e da BDO mostram o quanto dos produtos típicos das quermesses é pago em impostos.

PAÇOCA E AMENDOIM
O preço da paçoca, doce sempre presente nas quermesses, tem 27,25% de impostos, segundo a consultoria BDO. O amendoim, matéria-prima do quitute, tem uma carga tributária de 36,54% segundo o IBPT.

REFRIGERANTE
Embora o quentão e o vinho ganhem a preferência, o refrigerante sempre está presente nas festas juninas. E a carga tributária da bebida é uma das mais altas: 46,47% nas latas e 44,55% nas garrafas, segundo o IBPT.
 
PÉ DE MOLEQUE
A tributação do Pé de Moleque também é alta. Segundo a BDO, 27,25% do preço do doce é pago em impostos. O IBPT, no entanto, apurou 36,54% de tributação.

COCADA
A cocada é outro doce típico com tributação elevada. Segundo o IBPT, 36,54% do preço do doce é composto de impostos.

PIPOCA
Segundo o IBPT, 34,99% do preço da pipoca é de carga tributária.

MILHO
O milho não só está presente nas barraquinhas das festas, como é a matéria-prima de outros quitutes. O imposto sobre ele é de 18,75% segundo o IBPT. Já o levantamento da BDO mostrou uma carga tributária de 27,25%.

VINHO
O vinho faz sucesso no frio e nas festas juninas. O que muitas pessoas não sabem é que mais da metade do que é pago nele é fruto de tributação. Segundo o IBPT, a carga tributária da bebida é de 54,73%.

CHAPÉU DE PALHA
Não são só os quitutes que têm tributação elevada. O chapéu de palha, sempre presente nos trajes típicos, tem 33,95% de carga tributária. Nos vestidos típicos, o imposto é de 34,67%. Os dados são do levantamento feito pelo IBPT.

BANDEIRINHAS
Até os itens da decoração têm tributos elevados. As bandeirinhas, por exemplo, têm carga tributária de 54,25%, segundo a BDO.

FOGOS DE ARTIFÍCIO
Mais da metade do preço dos fogos de artifício é de carga tributária. Segundo a BDO, os impostos são 64,25%. Já o levantamento do IBPT mostra tributação de 61,56%.

Fonte: Estadão