Gasto da União com servidores cresce há três anos em relação ao PIB

Imprimir    A-    A    A+

23/06/2017

Os gastos da União com o pagamento de servidores aumentaram nos últimos três anos em relação ao Produto Interno Bruto (PIB).
Essas despesas, que equivaliam a 3,8% do PIB em 2014, subiram para 4%, em 2015, e para 4,1%, em 2016. Nos últimos doze meses, até abril deste ano, os gastos chegaram a 4,2% do Produto Interno Bruto.A informação consta do Painel Estatístico de Pessoal (PEP), nova ferramenta do Ministério do Planejamento para consultar informações estatísticas sobre as despesas do Poder Executivo federal.
Gasto da União com pessoal sobe em relação ao PIB (Foto: Divulgação/Ministério do Planejamento) Gasto da União com pessoal sobe em relação ao PIB (Foto: Divulgação/Ministério do Planejamento)
Gasto da União com pessoal sobe em relação ao PIB (Foto: Divulgação/Ministério do Planejamento)
Segundo o Ministério do Planejamento, o aumento proporcional decorre, principalmente, da recessão na economia, que gerou queda do PIB nos últimos anos e aumentou o peso dos gastos com pessoal.
Entretanto, os gastos reais com pessoal também subiram no período: passaram de R$ 222,3 bilhões em 2014 para R$ 257,8 bilhões em 2016.
“Nos últimos 3 anos, essa proporção subiu levemente, especialmente por conta da redução do crescimento econômico (efeito denominador)”, informou o governo.
Em abril de 2017, informou o ministério, eram 586 mil servidores públicos no Executivo federal (em 2012, eram 529,96 mil).
Nos últimos anos, com a forte deterioração das contas públicas, que vêm registrando rombos bilionários, o governo não autorizou novos concursos públicos, com exceção para aqueles que já estavam em andamento ou com autorização anterior.
Comparação dos gastos com pessoal entre o Brasil e países da OCDE (Foto: Divulgação/Ministério do Planejamento) Comparação dos gastos com pessoal entre o Brasil e países da OCDE (Foto: Divulgação/Ministério do Planejamento)
Comparação dos gastos com pessoal entre o Brasil e países da OCDE (Foto: Divulgação/Ministério do Planejamento)

Comparação com a OCDE

O Ministério do Planejamento informou, ainda, que a despesa com pessoal total no Brasil em relação ao PIB está próxima à média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) – grupo de nações emergentes e desenvolvidas da qual o país quer fazer parte.
Os dados que essas despesas estão abaixo da média dos países da América Latina e Oriente Médio; relativamente igual a dos países africanos; e acima dos países asiáticos e europeus.

‘População ocupada’

O governo também comparou o número de servidores da União em relação à chamada “população ocupada” do país entre 2010 e 2015.
Os números mostram que o Brasil está abaixo de África, Oriente Médio, Europa e Ásia Central, e também da média da OCDE, mas está acima dos países da América Latina e Caribe, do leste da Ásia e do Pacífico, e também do sul da Ásia.
Número de servidores em relação à população ocupada do país (Foto: Divulgação/Ministério do Planejamento) Número de servidores em relação à população ocupada do país (Foto: Divulgação/Ministério do Planejamento)

Fonte: G1