Governo anuncia ampliação da faixa etária de meninos para vacina contra HPV

Imprimir    A-    A    A+

22/06/2017

O Ministério da Saúde anunciou, na tarde desta terça-feira, ampliação da faixa etária de meninos para serem vacinados contra o HPV. Os meninos de 11 a 15 anos incompletos também farão parte, junto com as meninas, do público-alvo da vacinação contra o vírus. Antes, eles eram vacinados entre 12 e 13 anos. A partir de agora, também terão direito a essa vacina homens e mulheres transplantados e oncológicos em uso de quimioterapia e radioterapia.

A definição da faixa etária da vacina HPV tem como objetivo proteger as crianças antes do contato com o vírus.

A pasta espera que 80% dos meninos de 11 a 14 anos sejam imunizados. No ano que vem, também serão vacinados meninos com 10 anos. Segundo o ministério, é necessário que governo federal, estaduais e municipais se engajem na mobilização para a cobertura vacinal adequada e a consequente proteção contra HPV.

A cobertura vacinal para meninas ainda é uma preocupação, já que cerca de 500 mil delas, de 14 anos, ainda não completaram as duas doses necessárias. Existem no país 6,8 milhões delas, entre os 9 e 15 anos, aptas a receber a vacina.

A parceria entre Ministério da Saúde e Educação, “Saúde na escola”, foi lembrada como estratégia importante para conscientizar pais e aumentar a adesão dos adolescentes sobre a vacinação e levar as campanhas até escolas, além de informação de qualidade através de profissionais de educação.

O ministério planeja uma ação de conscientização da vacina HPV para meninos, durante o período de férias escolares. O objetivo é ampliar a rede de imunizações. A pasta reforça ainda a importância da conscientização para tanto para adolescentes quanto para os pais.

Para garantir a imunização, são duas doses com intervalo de seis meses entre elas. Mesmo com esquema atrasado, deve-se procurar um posto de saúde para atualizá-lo. Mantê-lo em dia garante eficácia em torno de 98%. Quanto mais postergar, mais chance de contato com o vírus e de diminuir a proteção.

O HPV é fator de risco para câncer do colo de útero, vulva, pênis, anus, boca e faringe. A vacinação dos meninos proporciona ainda, além da individual, proteção indireta para as meninas. Segundo o ministério, são 15 mil novos casos de câncer de colo do útero todo ano.

Neste ano, também passou a ser oferecida a meninas de até 14 anos. Ainda este ano, além dos meninos, a vacina também será oferecida para homens vivendo com HIV e Aids entre 9 e 26 anos.

Fonte: Jornal Extra Globo