Intenção de compra do consumidor aumenta e confiança sobe em março, mostra FGV

Imprimir    A-    A    A+

23/03/2018

 

A confiança do consumidor brasileiro voltou a melhorar em março diante do aumento na intenção de compra nos próximos meses, de acordo com dados da Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgados nesta sexta-feira.

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) subiu 4,6 pontos e foi a 92 pontos em março, recuperando com folga a perda de 1,4 ponto do mês anterior.

“A sustentação dessa melhora na intenção de compras dependerá, contudo, da não ocorrência de choques negativos no âmbito político ou econômico nos próximos meses”, explicou a coordenadora da Sondagem do Consumidor, Viviane Seda Bittencourt, em nota.

O que mais contribuiu para o resultado, segundo a FGV, foi o aumento de 10,6 pontos no indicador que mede o ímpeto para compras nos próximos seis meses, chegando a 90 pontos, o maior nível desde outubro de 2014.

O Índice de Situação Atual (ISA) avançou 3,4 pontos e foi a 78,6 pontos. Já o Índice de Expectativas (IE) subiu 5 pontos, para 101,5 pontos, atingindo o maior patamar desde dezembro de 2013 e avançando para a zona de otimismo.

A economia do Brasil vem engatando uma recuperação gradual no início deste ano, em um cenário ainda de inflação e juros baixos, porém com desemprego ainda em níveis elevados.

Fonte: Extra Online