Mais de um quarto dos aposentados continua em atividade no mercado de trabalho

Imprimir    A-    A    A+

26/09/2016

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de um quarto dos aposentados continua em atividade no mercado de trabalho, número que cresce desde 2011.

Passou de 5,9% para 6,5% a participação de pessoas com 60 anos ou mais na força de trabalho, entre o início da série histórica da Pnad Contínua, no primeiro trimestre de 2012, e o segundo trimestre de 2016. A participação caiu de 20,1% para 17,8% na faixa etária de 14 a 24 anos.

Segundo levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), atualmente, quase metade dos aposentados trabalha não porque quer, mas sim por necessidade. Para 47% dos entrevistados, a aposentadoria não é suficiente para pagar as contas. Além disso, muitos dos aposentados não só pagam suas contas como também as de toda a família, já que 60% dos aposentados são os principais responsáveis pela manutenção da casa.

Dados do IBGE revelam que o rendimento médio do trabalho cresce de acordo com a idade e atinge o ponto mais alto na faixa acima dos 60 anos, quanto o valor alcança mais do que o dobro do recebido por aqueles entre 18 e 24 anos (R$ 2.377 e R$ 1.083, respectivamente).

 

*Com informações da Folha de S. Paulo