Nova diretoria da Fecosul é empossada

Imprimir    A-    A    A+

20/07/2016

Em cerimônia festiva, a nova diretoria da Federação dos Empregados no Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecosul), para gestão 2016/2020, foi empossada no dia 15 de julho, na Casa do Gaúcho, em Porto Alegre (RS). A cerimônia contou com a presença de autoridades como o senador da República, Paulo Paim (PT-RS), diretores da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, do Tribunal Regional do Trabalho, da Associação Gaúcha dos Advogados Trabalhistas e de representantes de sindicatos de diversas categorias.

A cerimônia teve início com a entrega dos diplomas de posse a todos os membros eleitos da nova diretoria.  O secretário-geral da Fecosul, Paulo Ferreira e a diretora da Secretaria da Mulher, Silvana Maria da Silva, realizaram a entrega de posse aos novos diretores. O representante da CNTC, o diretor de Relações Internacionais, Luiz de Souza Arraes, entregou o diploma para o presidente reeleito Guiomar Vidor.

Protagonismo

arrae e vidor posse fecosul

O diretor da CNTC, Luiz de Souza Arraes (e), entrega o diploma de posse para o presidente da Fecosul, Guiomar Vidor

O presidente empossado, Guiomar Vidor, em seu discurso falou sobre a trajetória e o protagonismo da Fecosul na luta pelos direitos dos comerciários gaúchos e dos trabalhadores em geral. “A Fecosul completa, este ano, 78 anos de existência. Durante esta trajetória tivemos muitos períodos de escuridão, mas tivemos no início dos anos 80 uma retomada da luta dos comerciários no RS. Quero saudar o companheiro Schulte e Moacir, que foram símbolo dessa retomada, mas também fazendo uma referência para todos aqueles que contribuíram para que a Fecosul fosse hoje esta entidade de luta, de referência e de participação nas decisões políticas do nosso país e, principalmente, por ser uma entidade preocupada com a valorização dos comerciários. A nossa federação participou ativamente pela luta da redemocratização do pais, no início dos anos 80. Estivemos na Assembleia Nacional Constituinte, com grandes caravanas de comerciários para que na Constituição Federal fossem garantidos os direitos básicos dos trabalhadores, o direito à liberdade e a autonomia sindical. Conquistas importantes, pilares da nossa democracia que hoje, muitos tentam derrubar”, destacou Vidor.

Unidade

Vidor saudou os convidados presentes e falou sobre os desafios da classe trabalhadora. “Eu queria fazer uma saudação para todos aqui presentes, pessoas comprometidas com a defesa do trabalho em várias estâncias, presenças que orgulham e engrandecem a nossa luta. Hoje, eu e meus companheiros estamos assumindo, coletivamente, a grande tarefa de conduzir a nossa federação na luta dos trabalhadores do comércio por mais quatro anos. É um grande orgulho para nós termos sido eleitos no 10° Congresso, por mais de 97% dos delegados e delegadas participantes daquele encontro. Um congresso que debateu não só as lutas específicas dos trabalhadores do comércio, mas também os problemas que o nosso Estado e nosso país vivem. Um congresso que construiu, através do debate e da consciência coletiva, a necessidade de uma unidade cada vez maior da classe trabalhadora para que possamos enfrentar os grandes desafios que estão sendo colocados. Estamos vivendo grandes dificuldades, mas estas dificuldades já passamos no passado e conseguimos superar. Agora, mais uma vez somos chamados a construir está grande unidade, composta por trabalhadores do campo, da cidade, intelectuais, dos setores progressistas e da sociedade”.

Diretores da CNTC prestigiam a posse

bernadete na posse da fecosul

A diretora de Políticas para Mulheres da CNTC, Maria Bernadete Lieuthier prestigiou o evento de posse da nova diretoria da Fecosul

A diretora de Políticas para Mulheres da CNTC, Maria Bernadete Lieuthier, que também compôs a mesa do evento, parabenizou toda nova diretoria, destacando a participação das mulheres em sua composição. “Todos estão de parabéns, mas quero dizer aos homens desta diretoria que vocês terão mulheres guerreiras, companheiras de luta que saberão elevar cada vez mais os direitos dos trabalhadores. Desejo um próspero mandato a todos e a todas”, declarou.

O diretor de Relações Internacionais da CNTC, Luiz de Souza Arraes, fez uma breve fala destacando o trabalho que a Fecosul e o presidente Guiomar Vidor desempenham. “É um orgulho estar presente hoje aqui. Gostaria de parabenizar o Guiomar e a Fecosul pelo exemplar trabalho que já desenvolvem em defesa da categoria, trabalho que é exemplo em todo o país. Desejo que possam continuar está luta e que alcancem cada vez mais conquistas para os trabalhadores do comércio e serviços. Parabéns!”, disse Arraes.

Projetos contra os trabalhadores no Senado

senador paulo paim na posse da fecosul

O senador Paulo Paim destacou alguns projetos que tramitam no Senado Federal com características prejudiciais aos trabalhadores

O senador Paulo Paim (PT-RS) parabenizou a nova direção da Fecosul e falou sobre os maléficos projetos contra os trabalhadores e aposentados que estão tramitando no Senado Federal. “A situação é pior do que pensamos. Existem hoje no Congresso, 65 projetos, um pior que o outro, contra os trabalhadores, aposentados e pensionistas. Felizmente alguns eu peguei para relatar, graças a pressão dos movimentos sociais. A terceirização da atividade-fim é um desses projetos. Querem terceirizar tudo. Podemos ter pela frente,  comerciários sem lojas, que serão funcionários de um escritório que vão deslocar funcionários para as lojas de acordo com o potencial de venda. Se passar este projeto, eu chego a me perguntar o que será da federação, o que será dos sindicatos? Se terceiriza, você pega as pessoas, ficha todas e manda para onde entender, sem quase nenhum direito. Queria também falar da previdência social. Acabaram com a previdência. Eu já discuti, briguei por reajuste com todos os ex-presidentes da República, mas nunca pensei que iria brigar com um presidente, que entrou pela porta dos fundos, para defender que exista o Ministério da Previdência. O Ministério da Previdência é do povo. Michel Temer, devolva o Ministério da Previdência para os trabalhadores”.

O negociado sobre o legislado também foi abordado pelo senador. “Outro projeto maléfico é o negociado sobre o legislado. Este é o pior crime que poderiam cometer contra os trabalhadores. Este projeto é muito pior que a terceirização, pois significa o fim da CLT, o fim do décimo terceiro salário, o fim do FGTS, das férias e das horas extras. Em outros governos este projeto já tinha sido pautado, mas nós conseguimos derrubar. Com este programa do Michel Temer, a Ponte para o Futuro, eles trouxeram novamente para a pauta. Então, agora pode acontecer. Nenhuma lei passa a valer, tendo efeito apenas o negociado, o que seria o fim do mundo. O negociado sobre o legislado, que vai rasgar a CLT, só por cima do meu cadáver. Vida a longa a Fecosul!”, finalizou Paim.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Fecosul
Fotos: Caco Argemi