Trabalhar demais aumenta em até 45% o risco de AVC, comprova estudo

Imprimir    A-    A    A+

19/08/2019

excesso de trabalho tem sido associado à diversos problemas de saúde, especialmente mental, como stress crônico, ansiedade e depressão. Agora, novo estudo indica que fazer muitas horas extras aumenta o risco de acidente vascular cerebral (AVC).

A pesquisa, publicada recentemente na revista Stroke, indica que quem trabalha mais de 10 horas diárias por 50 dias durante o ano está 29% mais propenso a sofrer AVC. O risco é ainda maior para quem mantém essa rotina ao longo de 10 anos: 45%.

Os pesquisadores descobriram também que esse risco parece ser maior para indivíduos com menos de 50 anos de idade. A descoberta foi uma surpresa, já que a população com maior propensão a sofrer AVC está acima dos 65 anos. A equipe acredita que os resultados do estudo explicam porque pessoas estão desenvolvendo a doença cada vez mais cedo.

Este foi o caso de Jeff Hiserodt, de 42 anos. “Eu tive um coágulo de sangue atrás do meu olho direito. Fiquei paralisado do lado esquerdo e cego”, contou à ABC News. Ele revelou que dedicava 60 a 65 horas por semana (cerca de 10 horas por dia) ao seu negócio.

Apesar de não ter sido possível encontrar uma relação direta entre o trabalho excessivo e o risco de AVC, a equipe acredita que a associação possa ser explicada pelo tipo de trabalho, como trabalhos noturnos ou muito estressantes, e aos hábitos nocivos que as pessoas adquirem ao passar mais tempo trabalhando, incluindo alimentação inadequada e falta de exercício físico.

O trabalho noturno, por exemplo, interfere no relógio biológico, responsável por regular diversas funções do organismo. Empregos que afetam o estilo de vida, podem despertar hábitos nocivos, com maior consumo de álcool e cigarro. Ainda há aqueles cuja rotina estressante pode provocar insônia.

“Há uma modificação do comportamento ligada ao trabalho, principalmente ao excesso de trabalho a longo prazo, o que pode justamente, acarretar a ocorrência de um acidente cardiovascular”, explicou Alexis Descatha, principal autor do estudo, à Rádio França Internacional (RFI).

Diante disso, a recomendação é tentar manter uma rotina de trabalho consciente que não exclua as horas de descanso, lazer e cuidados com a saúde. “Coma de forma saudável, se exercite por pelo menos 30 minutos por dia e certifique-se de ser cuidadoso com fatores de risco como pressão alta, colesterol alto ou qualquer problema cardíaco”, disse Arbi Ohanian, do Huntington Hospital, nos Estados Unidos, à revista People.

Fonte: Veja