Marcha das Margaridas 2011

Imprimir    A-    A    A+

16 e 17 de agosto
2011 Razões para Marchar. A Marcha das Margaridas se consolidou na luta contra a fome, a pobreza e a violência sexista. A agenda política de 2011 teve como lema desenvolvimento sustentável com justiça, autonomia, igualdade e liberdade. “Foi pelo trabalho que a mulher transpôs, em grande parte, a distância que a separava do macho; e só o trabalho pode garantir-lhe uma liberdade concreta.” SIMONE DE BEAUVOIR

São verdadeiramente 2011 razões para marchar. Assim pensam também as milhares de mulheres trabalhadoras no COMÉRCIO e SERVIÇOS, unidas através da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio – CNTC.

Por conta disso é que nos engajamos nesta luta com o lema DIGNIDADE E CIDADANIA PARA AS MULHERES DO CAMPO E DA CIDADE. Por ser a maneira mais adequada, que nós “COMERCIÁRIAS”encontramos para nos juntarmos às milhares de Margaridas que se fizeram presente, em Brasília, lugar em que todas as raças se misturam.

Neste evento encontramos Margaridas vindas de todos os cantos do nosso imenso país. Eram cerca de 70 mil mulheres com uma pauta de reivindicações definida para ser entregue à Presidenta Dilma.

Após uma longa, colorida e vibrante marcha até o planalto central, que ocorreu no dia 17 de agosto, as mulheres tomaram as principais áreas do centro do poder, com palavras de ordem que se repetiam a cada instante: “Veja Brasília está florida, estão chegando as decididas, veja Brasília está florida é o querer das margaridas”.

E o que é que nós todas queremos: desenvolvimento sustentável com justiça, autonomia, igualdade e liberdade; melhores condições de trabalho e participação política, entre outras reivindicações.

A Marcha das Margaridas já ocorreu em outras três edições, nos anos de 2000, 2003 e 2007 e agora 2011, contando com diversas conquistas em sua trajetória,rememorando mulheres que morreram na defesa de seus direitos. Entre elas, Margarida Alves; durante 12 anos ela presidiu o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Alagoa Grande, Estado da Paraíba, sendo brutamente assassinada pelos usineiros.

Ficamos orgulhosas de participarmos pela primeira vez desta Marcha e por nos somarmos a esta trajetória de lutas, com a expectativa de mais resultados positivos para todas as brasileiras, quer seja do campo ou da cidade.

A COORDENADORIA DA MULHER DA CNTC deve se espelhar nessas mulheres do campo, que não temem buscar seus direitos com garra e determinação. Temos muito que aprender com elas, pois, temos a mesma vontade de buscar através de nosso trabalho a equidade de gênero e todas as reivindicações necessárias para transformar a vida das mulheres. Construiremos nossa luta dialogando com a quem quer que seja e mesmo sabendo que não será fácil temos que começar já, pois a HORA É AGORA!

“Foi pelo trabalho que a mulher transpôs, em grande parte, a distância que a separava do macho; e só o trabalho pode garantir-lhe uma liberdade concreta.” SIMONE DE BEAUVOIR.

O QUE É A MARCHA DAS MARGARIDAS

É uma ação estratégica das mulheres do campo e da floresta para conquistar visibilidade, reconhecimento social e político e cidadania plena.

A Marcha das Margaridas se consolidou na luta contra a fome, a pobreza e a violência sexista e sua agenda política de 2011 tem como lema desenvolvimento sustentável com justiça, autonomia, igualdade e liberdade.

Coordenada pelo Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais composto pela Confederação Nacional de Trabalhadores na Agricultura – Contag, por 27 Federações – Fetag’s e mais de 4000 sindicatos, sua realização conta com ampla parceria.

Em 2011, as mulheres trabalhadoras rurais, mais uma vez, estarão nas ruas, em movimento, para protestar contra as desigualdades sociais; denunciar todas as formas de violência, exploração e dominação e avançar na construção da igualdade para as mulheres.

Junte-se a nós. Assuma o compromisso com a luta da Marcha das Margaridas de 201. Venha marchar por desenvolvimento sustentável com justiça, autonomia, igualdade e liberdade para todas as mulheres.