Secretaria da Mulher da Fecosul realiza 4º Encontro da Mulher Trabalhadora no Comércio e Serviços

Imprimir    A-    A    A+

A Secretaria da Mulher da Fecosul realiza o 4º Encontro da mulher Trabalhadora no Comércio e Serviços no dia 2 de setembro de 2010, quintafeira, das 9h30 às 12h, e das 13h30 às 16h, na Fecosul.
Com o tema Mulheres pelo desenvolvimento nacional com valorização do trabalho e justiça social, o objetivo é debater as políticas públicas do Brasil que tragam benefícios para toda a sociedade. Onde mulheres e homens tenham direitos iguais no trabalho e na vida.
Entre os temas debatidos estão: Violência contra a Mulher, Saúde da Mulher, Apresentação de pesquisa sobre mulher trabalhadora no comércio do Dieese, e Conjuntura Política, com ênfase nas eleições 2010.

Fonte: Portal FECOSUL

 

Médica defende a reabilitação psiquiátrica para vítimas de assédio


A psiquiatra Edith Seligmann-Silva, que participou do seminário sobre assédio moral no ambiente de trabalho realizado pela Fundacentro, dia 11 de agosto, em São Paulo, afirmou que o retorno ao trabalho dos que adoeceram por causa de assédio moral é um desafio para empresas e para os serviços públicos de reabilitação. “A reabilitação não se limita aos danos físicos. A reabilitação psiquiátrica em razão de assédio ainda merece maior abordagem da saúde pública”, disse ao blog do Trabalho.

Segundo a pisiquiatra, os efeitos psicológicos do assédio moral podem ser o stress pós-traumático, em que a pessoa recorda em sonhos os fatos ocorridos, além dos efeitos como gastrites, hipertensão e diarréia nervosa. Ela destaca que o retorno “ao trabalho precisa ser sem medo”.  Medo – “Tenho conhecimento de casos de hipertensão causados por assédio moral e de um caso em que o alvo sofreu um enfarte após ter ficado isolado e humilhado numa sala”, relatou. Edith também chamou a atenção para os riscos do fenômeno do “presenteísmo”, quando o trabalhador que necessita de tratamento procura evitar o afastamento com medo de perder o emprego.

( Fonte: Blog do Trabalho)