Desemprego no Brasil pode ter repique em 2015

Imprimir    A-    A    A+

24/11/2014

A menos que haja uma reversão das expectativas dos empresários, o Brasil tende a experimentar em 2015 uma reversão da tendência de ganhos reais de salários e queda do desemprego, segundo economistas, órgãos de pesquisa econômica e entidades de classe. No rastro da indústria de transformação, que vem liderando perdas de vagas, segmentos também intensivos em mão de obra, como construção civil, comércio e serviços, podem engrossar anúncios de cortes de vagas.

“Vai depender das expectativas; há várias armadilhas, com a indústria podendo contaminar outros setores”, diz o coordenador do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Airton dos Santos.

Um sinal de que um cenário menos benigno está se desenhando veio na semana passada, quando o Caged mostrou que o país fechou 30.283 vagas formais de trabalho em outubro, primeira queda para o mês na série aberta em 1999. Mas não é o único.

Para Fernando de Holanda Barbosa Filho, do Instituto Brasileiro de Economia da FGV, além de menos vagas criadas (queda de 38% ante os primeiros 10 meses de 2013), a
diferença entre salários de demitidos e contratados tem crescido, outro sinal ruim.

O ganho real dos salários também vem perdendo força. Segundo o Dieese, o ganho acima da inflação neste ano foi de, em média, 1,5 ponto percentual, ante 2,5 pontos percentuais em 2013. Para economistas, a renda média menor tende a levar pessoas fora do mercado a voltar a procurar trabalho.

Taxa deve crescer

Esses dados do Dieese e do Caged conflitam com os do IBGE, que anunciou que o desemprego nas seis principais regiões metropolitanas do país foi de 4,7% em outubro, piso para o mês na série que começou em 2002.

Como o critério do IBGE leva em conta pessoas procurando trabalho, a taxa de desemprego tenderia a subir nos próximos meses, segundo economistas, mesmo se não
houver aumento das demissões.

A equipe de pesquisa do Bradesco prevê que a taxa média de desocupação subirá para 5,7% entre 2014 e 2015. Já o Morgan Stanley prevê aumento da taxa para 6,1% ao fim do ano que vem.

Montadoras

Alguns setores da economia podem efetivar a decisão que vêm segurando há meses, enquanto aguardavam um repique da economia, que não veio. Um dos casos mais emblemáticos é o da cadeia automotiva.

As montadoras fecharam outubro com menos 12,6 mil vagas ocupadas sobre um ano antes. O setor tem suspendido contratos de trabalho de funcionários diante de queda de vendas no mercado interno e nas exportações. A fraqueza no setor automotivo, responsável por mais de 20% do PIB industrial brasileiro, tem implicações para toda a cadeia, como as fabricantes de autopeças.

Fonte: Gazeta do Povo.