Pesquisa mostra perfil de mão de obra temporária contratada para o fim do ano

Imprimir    A-    A    A+

24/10/2014

A pesquisa Mão de Obra Temporária, feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), lançada nesta semana, indica um cenário “otimista, mas não tanto quanto no ano passado”, acredita Flávio Borges, gerente financeiro do SPC Brasil. Segundo o estudo, dois terços das contratações acontecerão neste mês e em novembro, demonstrando uma certa cautela por parte dos comerciantes:

— Há diversos motivos, como os resultados das datas comemorativas em 2014, que não foram tão bons em vendas quanto os de 2013 e as eleições. Um grande número de empresários está aguardando o desfecho eleitoral para tomar uma decisão (se contrata ou não).

Ele diz que ainda há otimismo por parte de comerciantes para as contratações:
— Tivemos um cenário no qual 53% das empresas entrevistadas pretendem contratar ou já contrataram para o fim do ano. Em 2013, o percentual era de 48%. Ou seja, houve um crescimento de 5%.

Por outro lado, Flávio afirma que houve uma ligeira redução na expectativa de contratação. É a segunda vez que a pesquisa é realizada e sempre nesta época do ano:
— Estimamos que, neste ano, 209 mil pessoas sejam contratadas temporariamente nos setores de comércio e serviços contra uma expectativa de 233 mil apontada nesta mesma época, em 2013.

Fonte: Jornal Extra.