Imprimir    A-    A    A+

A maior rede varejista do país, a Companhia Brasileira de Distribuição (GPA), responsável pelas bandeiras Pão de Açúcar, Extra, Casas Bahia, Ponto Frio e Assaí Atacadista registrou redução de 7 mil postos de trabalho somente no segundo trimestre deste ano. No final de março o grupo informava a participação de 158 mil trabalhadores no seu quadro de funcionários. Já em junho a relação de empregados caiu para 151mil, ou seja, redução de 4,5% do quadro de empregados se comparado ao trimestre anterior.

Dentre as demissões, a unidade de negócio Via Varejo (Pão de Açúcar e Extra) apresentou queda de 4,8 mil postos de trabalho. De acordo com o GPA, a medida visa o fechamento de lojas em conjunto a demissões. As justificativas para tais ações são a desaceleração do mercado consumidor e piora do cenário econômico.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio realizou no mês passado em sua sede o Seminário Internacional dos Comerciários – UNI Américas que contou com a presença de líderes sindicais da América do Sul e trabalhadores. Na pauta do envento foram discutidas as pressões dos grandes grupos econômicos sobre a vida do trabalhador e os efeitos nocivos da exploração da mão-de-obra por essas empresas.

Renan Klein – Relações Institucionais da CNTC

É permitida a reprodução deste material, desde que citada a fonte.