PALAVRA DO PRESIDENTE

Imprimir    A-    A    A+

29/12/2022

PRONTO PARA O SEGUNDO MANDATO
Por Luiz Carlos Motta*

Esta semana foi muito importante para todos os eleitos em outubro. Com muita honra, fui um dos 70 Deputados Federais eleitos pelo Estado de São Paulo e diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP). Também foram diplomados, em cerimônia na Sala São Paulo, 94 deputados estaduais, o senador Marcos Pontes (e seus dois suplentes) e o governador Tarcísio de Freitas e seu vice, Felício Ramuth. A diplomação é uma importante etapa do processo eleitoral, porque assegura que os vitoriosos no pleito estão aptos a tomar posse em seus respectivos cargos. O diploma é indispensável para a posse. A coordenação da solenidade foi feita pelo presidente do TRE-SP, desembargador Paulo Galizia, com a presença dos integrantes da Corte e outras autoridades.

Afinco
Minha atuação como Deputado Federal não tem trégua, dadas às inúmeras e justas demandas da sociedade. Embora, a posse para exercer o segundo mandato na Câmara Federal, seja somente no dia 1º de fevereiro, continuo trabalhando com afinco. Afinal, um segundo mandato significa um novo e importante desafio para atender milhares de cidadãos, incluindo os 104.701 eleitores, de 623 dos 645 municípios paulistas, que depositaram sua confiança no meu trabalho. É gratificante ter sido reeleito e, assim, continuar trabalhando para melhorar a vida das pessoas.

Desafios
Nesta legislatura, sou membro titular da Comissão do Trabalho, Administração e Serviço Público. Meu interesse é conquistar atuação semelhante em meu segundo mandato, a fim de conter as constantes ameaças desferidas à classe trabalhadora no Congresso Nacional. Com o mesmo empenho, continuarei apresentando e votando em projetos de lei que protejam os trabalhadores desses retrocessos e com elaborações de propostas que melhorem as suas condições de trabalho e de vida! Dentro dessas intenções, destaco o meu compromisso em trabalhar para darmos celeridade aos trâmites da Pauta Trabalhista e das reivindicações da Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat).

Compromissos
Para tanto, vou incrementar as minhas relações com os demais parlamentares e, numa época de tantos ataques e polarizações, investir ainda mais no diálogo. Sou um parlamentar do diálogo, conduta que desenvolvi ao longo dos anos diante das mais variadas negociações, enquanto dirigente sindical comerciário. Enfim, meu segundo mandato vai exigir entendimentos redobrados com as mais variadas siglas e bancadas, para fazer avançar, na Câmara, compromissos assumido em campanha. Entre eles, destaco:

1) Geração de empregos formais.
2) Qualificação profissional.
3) Preservação e ampliação de direitos trabalhistas.
4) Aumento real ao salário mínimo.
5) Instalação de cursos universitários e técnicos no Estado.
6) Creches com dias e horários de funcionamento diferenciados.
7) Implementação de projetos para valorizar as mulheres, dentro e fora do ambiente de trabalho, e fim de toda e qualquer forma de discriminação e violência.
8) Destinação de emendas aos municípios para projetos ligados às áreas da saúde, educação, moradia, transporte, esporte, cultura, segurança pública e infraestrutura, entre outras.

A experiência do meu primeiro mandato e a disposição de continuar servindo, serão fundamentais para cumprir os compromissos assumidos com os paulistas!
Boas Festas!
*Luiz Carlos Motta é presidente da Fecomerciários, da CNTC e Deputado Federal (PL/SP)