PALAVRA DO PRESIDENTE

Imprimir    A-    A    A+

11/01/2023

REPÚDIO À BARBÁRIE!

Por Luiz Carlos Motta*

Domingo, 8 de janeiro de 2023, infelizmente esta data vai entrar para a História como um dia traumático para a Nação. Estou indignado. A barbárie registrada em Brasília, com invasão e depredação da sede do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF), se apresenta como um pesadelo para as pessoas de bem. Os brasileiros que trabalham de forma honesta para garantir o seu sustento e das suas famílias, repudiam a violência e defendem a paz, o diálogo e o respeito frente às adversidades. As imagens de vandalismo veiculadas causam indignação e vergonha, dentro e fora do Brasil. Muita gente demorou a acreditar que aquilo estivesse acontecendo no coração na capital federal.

 

Reprovável

Como Deputado Federal, reeleito para um segundo mandato, reitero a necessidade de se preservar os poderes constituídos, respeitar a Constituição e manter vivos os princípios democráticos. São inaceitáveis as invasões e as destruições dos patrimônios públicos da Praça dos Três Poderes. Toda e qualquer forma de radicalismo, ainda mais ideológico, é reprovável. O que ocorreu em Brasília, em nada contribui com o Brasil, pelo contrário, prejudica o País, afugenta investidores, inibindo a criação de novos empregos e causa insegurança em vários setores. Ou seja, gera instabilidade. Sou um democrata. Respeito as instituições públicas e o direito das pessoas se manifestarem, mas pacificamente. Portanto, repudio violência e vandalismo.

Prática da negociação

O Congresso Nacional é um exemplo da prática da negociação, do debate e da geração de oportunidades para todos exporem as suas ideias. Isto é, defenderem os seus pontos de vista e os explicitarem por meio do voto. A maioria dos Projetos de Lei, proposta pelos parlamentares ou pelo Executivo, passa por várias comissões, antes de ir para o plenário. É nessas comissões que acontecem as análises de todas as propostas para aperfeiçoamento dos Projetos e onde são registradas as primeiras votações. Vencem os melhores argumentos e, quando necessário, a maioria, via votação de cada tema. O mesmo ocorre no plenário, onde a população acompanha em transmissões ao vivo. Para quem está acostumado com esse ambiente democrático, os atos de domingo foram uma grave agressão retrógrada.

Punição

Que a lei seja rigorosa com os vândalos responsáveis pela destruição nos três prédios ícones da democracia brasileira. O quanto de desrespeito contra o nosso sistema eleitoral foi explicito ali! Foi uma tentativa, felizmente frustrada, de impor o caos. O povo brasileiro exige a completa punição dos fatos e a punição de todos os envolvidos, para que as lamentáveis cenas de domingo, não se repitam em Brasília ou em qualquer outra cidade brasileira! Reafirmo: estou indignado!

*Luiz Carlos Motta é Deputado Federal (PL/SP), Presidente da Fecomerciários e CNTC.