Trabalhadores debatem com diretor da OIT conjuntura política, econômica e social do Brasil

Imprimir    A-    A    A+

24/04/2023

Representantes das Centrais Sindicais, foram recebidos na segunda-feira (17), pelo Diretor-Geral da OIT, Gilbert M. Houngbo, que está em visita oficial ao Brasil, para convidar o presidente LULA para a 111ª Conferência Internacional do trabalho que acontecerá de 05 a 16 de junho, em Genebra na Suíça.

Na pauta do encontro, o debate sobre o contexto e conjuntura política, econômica e social do Brasil. As lideranças sindicais destacaram a unidade de ação do movimento sindical brasileiro e seu o importante papel diante da grande mudança no país com a eleição do presidente LULA em outubro de 2022.

O presidente da Força Sindical Goiás, Rodrigo Alves Carvelo (Rodrigão) manifestou o compromisso da Central em conjunto com as demais centrais sindicais no fortalecimento da organização internacional do trabalho. “É importante que tenhamos um maior empenho e apoio da cooperação técnica e financeira da OIT com o movimento sindical brasileiro, principalmente nesse período de transição em que os sindicatos debatem junto ao governo federal um projeto de fortalecimento da negociação coletiva e a estrutura sindical no país”, disse Rodrigão.

As Centrais sindicais também destacaram o importante papel da OIT como organismo tripartite em que estão representados os governos dos Estados Membros, os empregadores e os trabalhadores, no estímulo permanente ao diálogo social em nível mundial e o necessário restabelecimento dos grupos e comissões tripartites suprimidos durante o governo anterior, agora sob a liderança e responsabilidade do novo Ministro do Trabalho e Emprego.

Os representantes trataram ainda, das convenções 156, 158 e 190 – que entre outras coisas, tratam da Igualdade de Oportunidades e de Tratamento para Homens e Mulheres Trabalhadores: Trabalhadores com Encargos de Família, do Término da Relação de Trabalho por Iniciativa do Empregador e do Assédio e Violência no trabalho.

O novo Diretor-Geral tomou nota atentamente e destacou a força e resistência do sindicalismo do Brasil. Participou da audiência, o atual Diretor da OIT no Brasil, Dr. Vinicius Carvalho Pinheiro, servidor da instituição, que estava lotado no Panamá.

Representaram as centrais sindicais, Rodrigo e Antônio Lisboa (CUT), Rodrigo Alves Carvelo, presidente da Força Sindical de GOAIS e vereador de Catalão, e Ortélio Palácio, assessor internacional da Força Sindical, João Domingos e Pestana (NCST), Lourenço Prado e Ana Paula Guedes (UGT), Carlos Muller (CTB) e Werneck (CSB).

O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu o novo Diretor-geral na terça-feira (18), em audiência reservada. Durante o encontro, houve o pedido de apoio para ratificação de muitas Convenções da OIT e efetivo cumprimento das Convenções já ratificadas pelo Brasil.

Fonte: mundosindical.com.br