BC diz que Selic deve ser mantida em 15% por período prolongado

O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu manter a taxa Selic em 15% ao ano por um período prolongado, após elevar os juros em 0,25 ponto percentual. A medida busca conter uma inflação que continua pressionada por uma demanda interna elevada, com núcleos inflacionários persistindo acima da meta estabelecida pelo Banco Central. Segundo a ata da reunião, as expectativas de inflação seguem desancoradas, o que exige uma política monetária mais rígida e prolongada. Apesar de o curto prazo ter mostrado surpresas positivas, como a desaceleração dos preços dos alimentos, o cenário inflacionário ainda é considerado adverso.

CURTAS

CONSUMO - A intenção de Consumo das Famílias (ICF) cresceu 0,5% em junho, já considerando os ajustes sazonais, marcando o melhor desempenho mensal desde maio de 2024. No entanto, em comparação com junho do ano passado, o índice teve queda de 1,3%, indicando que o consumo ainda está abaixo dos níveis de 2023.

ALTA - Na última semana, a cidade de São Paulo registrou um aumento de 10,8% nas vendas do comércio, impulsionado pelo feriado de Corpus Christi e pela realização da Parada LGBTQIA+. O dado foi divulgado pelo Itaú Unibanco e considera as vendas presenciais e online durante o período.

ALÍVIO - Em 25 de junho, o Congresso revogou o decreto que aumentava o IOF em operações de câmbio, crédito e cartões internacionais. A medida, em vigor desde maio, causava preocupação por elevar os custos para empresas e consumidores.

Luiz Carlos Motta
Presidente