De acordo com dados do IBGE, nos últimos quatro meses, o Brasil vem registrando queda nos preços dos alimentos. Em setembro, o grupo "alimentação e bebidas" do IPCA, índice que mede a inflação oficial, apresentou deflação de -0,26%.
No acumulado do período, a redução chegou a -1,17%, indicando um alívio para o bolso dos consumidores em um cenário ainda marcado por inflação em outros setores. Entre os produtos com maiores quedas estão itens básicos da alimentação, como tomate (-11,52%), cebola (-10,16%), alho (-8,70%), batata (-8,55%) e arroz (-2,14%). A alimentação no domicílio teve deflação de -0,41% em setembro, mantendo a tendência observada em agosto, quando houve recuo de -0,83%. Esses dados sugerem uma melhora no custo da cesta básica para muitas famílias.
FORA
Junto aos alimentos consumidos fora de casa, em agosto, a alta foi de 0,50%, caindo para 0,11% em setembro. O subitem “lanche”, por exemplo, teve aumento mais leve, passando de 0,83% para 0,53%. Essa mudança ajudou a conter a inflação geral do País, uma vez que alimentação fora de casa costuma ter peso significativo no orçamento familiar. Como resultado dessa tendência nos alimentos, a inflação oficial do Brasil ficou em 0,48% em setembro. Apesar desse aumento, o índice mostra desaceleração em relação aos meses anteriores e acumula alta de 5,17% nos últimos 12 meses. Vale lembrar que, em agosto, o IPCA teve deflação de -0,11%, reforçando que o cenário inflacionário está mais moderado, especialmente por conta dos preços dos alimentos.
CURTA
Diante do aumento de casos de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas adulteradas, o Governo de São Paulo tem intensificado as ações para combater a falsificação e proteger a população. De acordo com o governador Tarcísio de Freitas, as medidas incluem o desenvolvimento conjunto de um pacote de medidas com o setor privado, como treinamentos para agentes públicos e comerciantes, criação de certificações, rastreabilidade de garrafas, descarte seguro, campanhas educativas e normativas que melhorem a fiscalização.
Luiz Carlos Motta
Presidente