O 1º Congresso Estadual de Saúde e Segurança do Trabalho (CONGREST) conquistou definitivamente o seu lugar na história ao conseguir reunir, pela primeira vez no Estado de Sergipe, uma comunidade multidisciplinar comprometida com a construção de ambientes laborais mais seguros, saudáveis e socialmente responsáveis. Com mais de 600 inscritos, entre estudantes, Técnicos de Segurança do Trabalho, Engenheiros, Psicólogos, Fisioterapeutas, Médicos, Ergonomistas, Professores, representantes sindicais, gestores e empresários, o evento consolidou-se como um divisor de águas para o setor. Nos dias 13 e 14/11 este evento provou ser mais que um simples congresso, construindo um verdadeiro movimento coletivo, que refletiu o amadurecimento de Sergipe diante dos desafios contemporâneos da Saúde e Segurança do Trabalho, com a participação expressiva de um público que demonstrou o interesse crescente por debates qualificados e soluções inovadoras para reduzir acidentes, mitigar adoecimentos, e fortalecer políticas públicas.
Os minicursos oferecidos, todos com salas lotadas, evidenciaram o apetite dos profissionais e estudantes por conteúdos aprofundados, atualizados e alinhados às tendências nacionais e internacionais. A formação continuada, somada ao intercâmbio de experiências entre especialistas e participantes, formou um ambiente dinâmico e altamente produtivo.
A 1ª Feira Estadual de Segurança e Proteção (FESP) foi outro ponto alto do congresso, reunindo expositores, empresas, tecnologias emergentes e soluções práticas, cumprindo integralmente seu objetivo de impulsionar e prospectar o mercado de Segurança do Trabalho no estado de Sergipe. “Conseguimos demonstrar que o setor possui grande potencial de expansão no estado, abrindo portas para novas parcerias, oportunidades e investimentos que podem transformar cenários organizacionais e fortalecer a economia local”.
A programação científica do 1º CONGREST foi marcada por uma pluralidade de temas sensíveis, urgentes e indispensáveis para o momento atual do país. No palco, marcharam especialistas de renome, trazendo reflexões profundas sobre riscos, fatores humanos, políticas públicas e novas perspectivas para a gestão de Saúde e Segurança nas organizações.
Entre os temas abordados, destacaram-se: Paradigmas do Comportamento em Psicossociologia Ocupacional; Riscos Psicossociais e Ambiente de Trabalho sob a Ótica da ISO 45003; Paradigmas da Psicologia do Trabalho; CIPA, Assédio e Desenvolvimento Profissional; GRO sob as Bases da Segurança Psicológica; Fatores de Risco, Burnout e Proteção Jurídica dos Direitos; Fatores de Sofrimento e Adoecimento Psíquico no Trabalho de Coleta, Transporte e Transbordo de Resíduos Sólidos Urbanos e de Serviços de Saúde; Condições de Segurança e Saúde nas Atividades de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos; Ergonomia Cognitiva e os Aspectos Psicossociais; Toxicologia de CO₂ e SO₂ e seus Efeitos no Ambiente de Trabalho; Efeitos do Ruído e Controle da Eficácia de EPIs e suas Repercussões Psicossociais; Autoconhecimento na Prevenção de Acidentes e Assédio; Identificação e Avaliação dos Riscos Psicossociais no Contexto Organizacional: Uma Reflexão para a Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho (PNSST); e Ginástica Laboral, Saúde e Práticas Autossustentáveis.
A diversidade e profundidade desses conteúdos reafirmam o compromisso do CONGREST em promover uma abordagem inédita, ampla, integrada e contemporânea da SST, colocando Sergipe no mapa das grandes discussões nacionais.
O sucesso estrondoso do 1º CONGREST Sergipe é reflexo da união de esforços, da mobilização de entidades e da vontade coletiva de transformar a realidade do trabalho no estado. Cada palestra, debate, minicurso e troca de experiências, convergiu para um objetivo maior, o de fortalecer as bases da Saúde e da Segurança do Trabalho com seriedade, conhecimento e protagonismo. Este evento não apenas inaugurou um novo capítulo, mas também lançou sementes de um movimento duradouro, que promete crescer, evoluir e influenciar gerações futuras, inclusive na dimensão de outros estados brasileiros.
Sandro de Menezes Azevedo
Presidente/SINTEST-SE
Presidente/ASPROTEST
Diretor de Formação Sindical e Qualificação Profissional/FENATEST
Idealizador/CONGREST/FESP


