FECOMERCIÁRIOS: 75 anos de sucesso!

Imprimir    A-    A    A+

18/03/2014

Este ano, todos os Sindicatos filiados à Fecomerciários vivem um momento de celebração, pois nossa Federação completa 75 anos de fundação. Os práticos de farmácia, comerciários por natureza, sentem orgulho em participar desta história de sucesso, escrita por gerações de sindicalistas que dedicaram suas vidas a construir a entidade responsável que hoje nos acolhe, une e fortalece como categoria profissional.

A Fecomerciários nasceu do sonho de alguns sindicatos de empregados no comércio que traziam em sua bagagem histórica o pioneirismo comerciário das lutas sociais no Brasil, que começou no século XVIII, a princípio de forma espontânea e, depois, por meio da organização em associações que saíam às ruas com jornais, greves e protestos contra a exploração do trabalho. Já nas primeiras décadas do século XIX, o comércio se expandia, principalmente em grandes cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre, mas surgiam problemas como a ausência de mão de obra qualificada, baixos salários e extensas jornadas de trabalho. O Dia do Comerciário, instituído em 30/10/1932, remete a um histórico de demandas que marca a categoria dos comerciários como precursora da luta dos trabalhadores brasileiros pela conquista da jornada de oito horas diárias e do repouso aos domingos e feriados.

Uma categoria gladiadora como a nossa precisava organizar-se para participar da luta social e política travada entre capital e trabalho e, dessa necessidade, nasceu a Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo, em 1939. Assim, ao longo dessas décadas, a Fecomerciários trabalhou para desenvolver-se e cumprir seu papel de coordenadora dos interesses dos sindicatos filiados, atuando decisivamente na estruturação do movimento sindical comerciário do Estado, carregando as bandeiras de reivindicações dos trabalhadores do comércio. Para isso, qualificou constantemente sua diretoria e funcionários; valorizou as ações necessárias para fortalecer os sindicatos e a categoria, formando, por exemplo, negociadores habilidosos para enfrentar as campanhas salariai, fornecendo aos sindicalistas ferramentas adequadas para enfrentar os diversos embates que se travam no cenário político social do país, como a redução da jornada de trabalho ou o fim do fator previdenciário, conquistando importantes benefícios para os comerciários e práticos de farmácia.

Foi um longo percurso, um caminho árduo, cheio de embates, mas também cheio de sucessos, que tornou a Fecomerciários, hoje liderada pelo presidente Luiz Carlos MOTTA, uma das entidades sindicais mais atuantes e importantes no cenário político social do país, portadora de um caráter cidadão e uma experiência sindical que nos ensinou a valorizá-la e a aprender com ela, seguindo sem esmorecer, mesmo frente a inúmeras dificuldades, sua principal diretriz: DEFENDER OS DIREITOS DOS TRABALHADORES!

Parabéns a todos que nos últimos 75 anos colaboraram para construir esta história de sucesso.

Jaime Porto

Presidente

Sinprafarmas BS