FETRACOM-PA/AP promove encontro dos dirigentes sindicais comerciários em Belém (PA)

Imprimir    A-    A    A+

03/06/2016
O presidente da CNTC, Levi Fernandes Pinto foi o palestrante do painel "A CNTC e as relações internacionais"

O presidente da CNTC, Levi Fernandes Pinto foi o palestrante do painel “A CNTC e as relações internacionais”

A Federação dos Trabalhadores do Comércio do Pará e Amapá (FETRACOM-PA/AP), entidade filiada à Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), promove nos dias 02 e 03 de junho, no Hotel Sagres, em Belém, o Encontro dos Dirigentes Sindicais Comerciários e o 1º Seminário da Diversidade Humana no Pará. O encontro tem como objetivo debater as pautas trabalhistas, refletir sobre conquistas, avanços e apontar quais ameaças estão colocadas para os trabalhadores brasileiros.

Na manhã desta sexta-feira (3), o presidente da CNTC e presidente da Federação dos Empregados do Comércio e Congêneres do Estado de Minas Gerais (FECOMERCIÁRIOS-MG), Levi Fernandes Pinto debateu com os presentes no encontro o painel “A CNTC e as relações internacionais”. Ele destacou a aproximação da Confederação com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e com a UNI Global Union, com a realização de inúmeros eventos com as duas entidades, responsáveis pela representação dos trabalhadores no cenário internacional. “A aliança com as referidas instituições garantiu o fortalecimento das entidades de classe filiadas à CNTC na luta pelos direitos trabalhistas nas grandes corporações de comércio e serviços. Vamos avançar com a parceria, promovendo diálogo permanente sobre os temas mais relevantes para a classe trabalhadora”.

Dando sequência nas palestras, o diretor de Negociações Coletivas e Relações do Trabalho da CNTC e presidente da Federação dos Empregados do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (FECOSUL), Guiomar Vidor, trabalhou o tema “Os grandes grupos econômicos mundiais e a organização dos comerciários”. Vidor constatou que os quatro grandes grupos econômicos do segmento de hiper e supermercados do Brasil (Ceconsud, Carrefour, Wallmart e Companhia Brasileira de Distribuição-GPA) concentram 51% do faturamento acumulado das 500 maiores empresas do setor. “O que podemos observar é o avanço da dominação do mercado pelos grandes grupos. Isso gera uma dependência do trabalhador por essas empresas. Também é possível observar o aumento de ações trabalhistas contra os abusos cometidos por essas empresas. Tudo isso sempre respaldado pela busca incessante dos lucros cada vez maiores”.

No período da tarde, será realizada a inauguração do prédio sede da escola da FETRACOM-PA/AP, com a apresentação do vídeo institucional “FETRACOM, uma história de lutas!”, o descerramento da placa inaugural da sede, seguido de visitação ao espaço da sede, apresentações culturais e coquetel.

Abertura

Na quinta-feira (2), durante a abertura do encontro, o Diretor de Assuntos Legislativos da CNTC e presidente da FETRACOM-PA/AP, José Francisco Pereira, palestrou sobre o tema “Avanços e retrocessos que tramitam no Congresso Nacional sobre os direitos dos trabalhadores”. Zé Francisco analisou a composição do Congresso Nacional, segundo ele formado por deputados que representam o empresariado, o agronegócio, o setor da indústria e do comércio. “Diversos parlamentares estão articulados para elaboração de projetos contrários aos interesses dos trabalhadores”. Ele também apresentou uma lista de projetos que tramitam no Congresso Nacional e que representam uma verdadeira ameaça aos direitos trabalhistas.

O diretor Secretário Geral da CNTC e presidente da Federação dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio do Estado de São Paulo (FEAAC), Lourival Figueiredo Melo abordou a temática “A atual conjuntura política e econômica e a organização sindical dos comerciários”. Para o dirigente, as entidades sindicais precisam estar preparadas para debater os principais temas de interesse dos trabalhadores. “Hoje temos mais de onze milhões de desempregados. Precisamos ficar atentos, pois os patrões podem usar esse número como justificativa para a reforma trabalhista e da previdência. Por isso, o movimento sindical possui importante papel na orientação dos trabalhadores sobre o debate das reformas que estão colocadas”, destacou Lourival.

Confira algumas fotos do Encontro dos Dirigentes Sindicais Comerciários.

 

Assessoria de Comunicação da CNTC
(61) 3217-7100