Frente Parlamentar dos Comerciários bate recorde de adesões em Minas Gerais

Imprimir    A-    A    A+

11/11/2013

Numa ação articulada entre os deputados federais Roberto Santiago e Dr. Grilo, o deputado estadual Anselmo Domingos e a FECCOEMG, Minas instala a maior Frente Parlamentar da assembleia e a mais expressiva dentre os estados que aderiram até o momento.

No último dia 8 de novembro foi lançada na Assembleia de Minas Gerais a coordenação estadual da Frente Parlamentar em Defesa dos Comerciários (FPC), uma iniciativa suprapartidária que visa defender, dentro do poder legislativo nas instâncias federal, estadual e municipal, os interesses dos trabalhadores do comércio e serviços de todo o Brasil.

A FPC foi formalizada no Congresso Nacional em agosto, por requerimento do deputado federal Roberto Santiago (PSD/SP) que, ao assumir sua presidência, definiu como estratégia prioritária a descentralização das ações da frente para os estados e municípios, de forma a conhecer as demandas da base e aproximar os comerciários de seus parlamentares e sindicatos.

Minas Gerais foi o quarto Estado a instalar a frente parlamentar, depois de SP, RS e CE, mas saiu na frente em número de adesões dos deputados estaduais contando, na data do evento de lançamento, com 60 assinaturas de apoio. Um recorde comemorado pelo deputado estadual Anselmo José Domingos (PTC/MG), presidente estadual da frente.

“Esta assembleia (de Minas) sempre teve este espírito de união e comprometimento quando se trata de direitos ultrajados, por isso o apoio da maioria dos deputados não foi surpresa para mim”, declara o deputado. “Pretendo gerar uma agenda positiva, com a missão de interiorizar as ações e alcançar a meta de estarmos nos maiores polos de Minas Gerais em seis meses, para defender os interesses dos mais de um milhão de trabalhadores no setor de comércio e serviços de nosso Estado”, completa.

O evento contou com a presença dos deputados federais Leonardo Monteiro (PT/MG), Isaias Silvestre (PSB/MG), além do Dr. Grilo (Solidariedade/MG), coordenador regional da Frente em Minas. Estiveram também presentes os deputados estaduais Evair Nogueira (PMDB), Luzia Ferreira (PPS), Wanderley Miranda (PMDB), Rogério Correia (PT) e Dalmo Ribeiro (PSDB).

Delegações de sindicalistas e trabalhadores do comércio e serviços de mais de 20 municípios mineiros foram a Belo Horizonte prestigiar o lançamento, formando um público de cerca de 350 pessoas.

Um dos articuladores da frente no Estado de MG, o deputado Dr. Grilo lembrou aos presentes algumas das principais causas que compõem a Pauta Mínima da frente parlamentar: “Não podemos aceitar a jornada exaustiva dos trabalhadores no comércio e serviços, trabalhando aos domingos e sem direito ao convívio com a família; submetidos a um injusto sistema de banco de horas. Precisamos continuar lutando contra o Fator Previdenciário, tão lesivo ao trabalhador, e não podemos permitir que, em pleno século XXI, práticas abusivas ou similares ao trabalho escravo continuem acontecendo em nosso país”, destacou.

Para o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC) e da FECCOEMG, Levi Fernandes Pinto, a instalação da frente em Minas Gerais, assim como nos demais estados brasileiros é apenas o primeiro passo para que a iniciativa tome fôlego e chegue às bases, onde é preciso o envolvimento dos sindicatos e dos vereadores para que seus objetivos sejam alcançados.

“A CNTC, as federações e os Sindicatos vinculados nesta rede de ação da Frente têm que atuar como articuladores, mediadores, disseminadores e cobradores das iniciativas e proposições em todas as instâncias; bem como contribuir para a mobilização de parlamentares e comerciários nas diferentes ações da Frente”, enfatiza.

Ainda este ano a frente será lançada na Bahia (29/11), no Pará (5/12), no Rio de Janeiro (9/12), no Rio Grande do Norte (13/12) e em Goiás (17/12).

Acompanhe as ações da Frente Parlamentar em Defesa dos Comerciários pelo www.frentecomerciarios.org.br