Frente Parlamentar dos Comerciários chega a Pernambuco

Imprimir    A-    A    A+

18/02/2014

Com o objetivo de defender e propor ações em benefício dos cerca de 200 mil trabalhadores do comércio e serviços de Pernambuco foi instalada, no dia 17 de fevereiro, na Assembleia Legislativa do Estado, a Frente Parlamentar em Defesa dos Comerciários (FPC).

Criada no âmbito federal em 2013, a iniciativa é coordenada nacionalmente pelo deputado federal Roberto Santiago (PSD-SP). A condução da Frente em Pernambuco será do deputado Ramos (PMN), com o apoio da Federação dos Empregados no Comercio de Bens e de Serviços do Norte e do Nordeste (FECONESTE), assim como vem ocorrendo nos sete estados que já instalaram a Frente em 2013.

Para Ramos, a Frente Parlamentar abrirá o justo espaço de diálogo dentro do poder para a maior categoria de trabalhadores do país. “A Frente chegou para que pudéssemos fazer valer o que, em verdade, já era direito dos trabalhadores do Comércio e Serviços brasileiros, que é poder ter uma vida digna, em troca da grande contribuição que a categoria dá ao desenvolvimento do Brasil”, enfatizou Ramos.

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), Levi Fernandes Pinto, levantou várias ocorrências de desrespeito às leis trabalhistas e à própria dignidade humana, mas que ainda são comuns em nosso país.

“É inaceitável que os comerciários ainda sofram com problemas como a falta da carteira assinada, exploração e más condições no ambiente de trabalho, humilhações e jornadas de trabalho excessivas, regidas por banco de horas que extrapolam os limites da legislação”, declarou Levi.

Membro da FPC nacional e articulador da chegada da Frente em Pernambuco, o deputado federal Augusto Coutinho (SDD), registrou a importância do comprometimento dos parlamentares do Estado e dos municípios pernambucanos com a Frente. “A Frente Parlamentar não é um ato político, para ficar no papel. Atuarei como interlocutor entre o Poder Público e o movimento sindical para minimizar os problemas enfrentados pela categoria”, frisou.

Valmir de Almeida Lima, presidente da FECONESTE, comemora a chegada da Frente dos Comerciários no Estado. “Ela (a Frente) será um instrumento de diálogo e mobilização nas mãos dos jovens sindicalistas, dos parlamentares de coração justo e ideais nobres, que honram a confiança de seus eleitores e querem um Brasil mais justo para todos.” disse.

Bernadete Leuthier, membro da diretoria da CNTC, representou as mulheres comerciárias no evento. Segundo ela, a igualdade de gênero, a participação da mulher em cargos da vida pública e do movimento sindical, a instalação de creches de qualidade e o combate à violência contra a mulher são as principais bandeiras da Coordenadoria da Mulher da CNTC para 2014.

Prestigiaram o ato de lançamento os deputados estaduais Daniel Coelho (PSDB) e Terezinha Nunes (PSDB), que fazem parte da Frente em Pernambuco, além de representantes de diversas entidades do setor, comerciários e diretores da FECONESTE.

Clique aqui e veja mais imagens do evento.

 Fonte: CNTC.