Frente Parlamentar dos Comerciários em SP já tem adesão de 26 deputados

Imprimir    A-    A    A+

04/10/2013

Vinte e seis deputados estaduais de São Paulo já aderiram à Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Comerciários, lançada nesta quinta-feira (3/10) na Assembleia Legislativa com a presença de deputados federais, estaduais, vereadores e lideranças sindicais comerciárias. No Estado, a Frente é coordenada pelo deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB/SP).

“Acredito que teremos mais de 40 dos 94 deputados estaduais alinhados à Frente Parlamentar em São Paulo”, contabiliza o deputado Carlão. O deputado federal Roberto Santiago (PSD/SP), que preside a Frente em todo o Brasil, disse que 178 deputados federais e 21 senadores já aderiram ao movimento.

A Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Comerciários é uma iniciativa suprapartidária, lançada dia 21 de agosto, em Brasília, que visa representar e encaminhar as diversas demandas dos 12 milhões de trabalhadores no Congresso Nacional, nas Assembleias dos Estados e Câmaras Municipais. Servirá como local de discussões junto às questões que afetam os comerciários. A pauta mínima defendida é qualificação profissional, redução da jornada, fim do banco de horas, igualdade entre os gêneros, combate às doenças e aos acidentes ocupacionais. De maneira geral, a Frente irá representar, difundir e potencializar ações em defesa dos comerciários.

Os próximos encontros regionais da Frente serão em Fortaleza-CE (25/10), Belo Horizonte-MG (8/11), Goiânia-GO (19/11) e Salvador-BA (29/11).

169 presentes

No lançamento da Frente, dirigentes comerciários da ampla maioria dos 68 Sindicatos Filiados à Federação, num total de 169 pessoas, mais parlamentares e sindicalistas de outras categoriais, lotaram o auditório Franco Montoro da Assembleia Legislativa. A mesa foi composta pelo presidente Luiz Carlos Motta, da Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo; Levi Fernandes Pinto, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC); deputado federal Roberto Santiago; deputado Carlão Pignatari; e Ricardo Patah, presidente do Sincomerciários de São Paulo e da UGT.

O deputado Carlão foi o primeiro a usar a palavra. O coordenador da Frente em São Paulo disse que o dia 3 de outubro é especial, histórico. “Vamos realizar um amplo trabalho em defesa dos comerciários, a maior categoria no Estado, com 2,5 milhões de trabalhadores. Até março de 2014, pretendemos estar em todos os Estados. Vamos aproximar cada vez mais dos parlamentares”. Segundo ele, a ampliação da Frente será facilitada em razão do amplo trabalho desenvolvido pelo presidente Motta na valorização da categoria em todo o Estado.

Juntos

Motta, por sua vez, disse que estava muito feliz porque o movimento nasce forte, unitário e representativo em São Paulo. “Essa é a maior Frente Parlamentar já constituída no Congresso Nacional, que se une a uma categoria composta por 12 milhões de trabalhadores em todo o Brasil”. Para o presidente da Fecomerciários, “esse Fórum se constituiu numa plataforma de discussões democrática e se configura num importante elo entre os parlamentares paulista e a categoria comerciária”.

No final, Motta citou um antigo provérbio para mostrar a importância da união dos comerciários na Frente: “Sozinho, vou mais rápido; mas junto, vou mais longe!”. E completou: “Sigamos juntos, então, na certeza de que a Frente Parlamentar em Defesa dos Comerciários crescerá a cada dia, em termos de adesões parlamentares e, principalmente, em nível de realizações e conquistas para a categoria comerciária”.

Ricardo Patah elogiou a fala do Motta, especialmente o provérbio citado, e afirmou que a Frente sinaliza caminhos para a categoria em todo o Brasil. “É preciso levar a voz dos comerciários para todos os rincões deste país. Somos a maior categoria e, com certeza, também a que tem mais problemas, principalmente em relação à precariedade, informalidade e terceirização. Por meio da Frente Parlamentar, vamos dar início a uma nova relação e conquistar o respeito que o trabalhador comerciário merece. Daremos voz à inclusão, à unidade. Não somos máquinas. Somos seres humanos e exigimos ser tratados como tal”.

Para Levi Fernandes, a CNTC tem sido ativa e parceira da Frente desde sua germinação, tendo à frente o deputado Santiago. “O papel da Confederação nesta rede de ação da Frente Parlamentar, que inicia sua expansão hoje com este evento em São Paulo, é de articuladora, mediadora e disseminadora das iniciativas e proposições da Frente em âmbito nacional. Portanto, conclamo a todos: vamos juntos construir um futuro melhor para os comerciários do Brasil”.

Respeitados

Finalizando o evento, o deputado Santiago disse que era uma alegria criar a Frente em São Paulo, seu Estado, e pediu uma salva de palmas ao trabalho do dirigente sindical Lourival Figueiredo Melo, 1º secretário da CNTC, “parceiro da Frente em nível nacional”. Em seguida, Santiago disse que a iniciativa de descentralização das ações da Frente visa levantar a realidade das relações trabalhistas e as principais pautas de cada região, além de aproximar os comerciários dos parlamentares que abraçam sua defesa.

“A Frente Parlamentar irá mostrar que os comerciários do Brasil existem, estão organizados, já tiveram sua profissão regulamentada e agora também querem ser mais respeitados. A Frente vai mudar nossa história, porque agora as reivindicações dos comerciários vão ser discutidas nas Comissões e Plenários da Câmara Federal, do Senado, nas Assembleias, o que vai potencializar a luta dos 12 milhões de trabalhadores no comércio, que contribuem para o crescimento e para a geração de riquezas no País”, disse o deputado.

Santiago anunciou, ainda, que até março de 2014, quando deve se concluir as instalações das Frentes Regionais, vai promover um grande encontro nacional para potencializar ainda mais todas as bandeiras de luta do movimento suprapartidário.

Fonte: Fecomerciários