Maio Lilás pela liberdade sindical lança cartilha e conta com apoio da Fecomerciários

Imprimir    A-    A    A+

15/05/2024

Durante o curso “Despertando o Sentimento de Pertencimento”, realizado pela Fecomerciários, dia 9, em Avaré, foi anunciado o apoio da entidade à campanha Maio Lilás, uma iniciativa da Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical (Conalis) do Ministério Público do Trabalho (MPT). Ela faz parte de um conjunto de ações previstas no projeto estratégico da Conalis para combater práticas antissindicais. Conforme os organizadores, o objetivo é “conscientizar a sociedade da importância da união e participação pacífica dos trabalhadores e trabalhadoras em atos coletivos para defesa de seus direitos, como forma de exercício da liberdade de união e expressão constitucional”. Uma das peças da campanha é a cartilha denominada “Atos Antissindicais: O que Fazer?”, lançada no curso citado acima e ministrado pela Dr. Zilmara Alencar, com assessoria de Anderson Ferreira, Lucas Reis e Noelson Araújo. A publicação traz orientações para proteger os direitos sindicais e exemplifica atos que interferem na liberdade sindical. A campanha conta ainda com a hashtag #issoéatoantissindical. Leia a cartilha na seção “Publicações” do Portal da Federação.

Por que maio e lilás?
O mês foi escolhido devido à comemoração ao 1º de Maio. Já o lilás homenageia 129 trabalhadoras que foram trancadas e queimadas vivas em um incêndio criminoso numa fábrica de tecidos, em Nova Iorque (EUA), em 8 de março de 1857, por reivindicarem um salário justo e redução da jornada de trabalho. No momento do incêndio, era confeccionado um tecido de cor lilás.

Motta
O presidente da Federação, Luiz Carlos Motta, diz: “O mês é propício para potencializarmos os nossos enfrentamentos pela liberdade sindical e defesa dos direitos. Novas formas nas relações de trabalho, redobram esse nosso compromisso!”.
Fonte: MPT