Compromisso com a causa feminina!

Imprimir    A-    A    A+

07/03/2014

Mais uma vez comemoramos o Dia Internacional da Mulher e mais uma vez aproveitamos esta oportunidade para nos reunirmos e discutir os inúmeros problemas que afligem as mulheres trabalhadoras.

Depois dos Encontros Regionais das Mulheres EAA, que envolveram as diversas regiões do Estado de SP, chegamos ao Encontro Estadual, com itens previamente discutidos, que envolveram amplamente a questão do gênero e reivindicaram melhorias nas condições de trabalho e de vida das mulheres empregadas dos agentes autônomos do comércio.

O objetivo final deste encontro estadual foi indicar cláusulas que possam ser incluídas nas Convenções Coletivas de Trabalho (CCT) em benefício dos direitos das mulheres, uma vez que representamos inúmeras categorias, com as quais negociamos durante todo o ano, além de ações que possam contribuir e somar esforços com o movimento de mulheres brasileiras.

Não foi nenhuma surpresa o fato de as propostas aprovadas pela plenária do encontro contemplarem a igualdade salarial entre homens e mulheres que desempenhem a mesma função; igualdade de oportunidade de tratamento e de acesso ao trabalho às mulheres em relação aos anúncios e às vagas de emprego; realização de campanha junto às Prefeituras e Câmaras Municipais, Assembleia Legislativa e Governo do Estado para introdução de gênero e igualdade no currículo escolar; luta por reivindicações e garantias que contemplem cláusulas de gênero nas Convenções Coletivas de trabalho, além de propostas voltadas à capacitação de mulheres (dirigentes, trabalhadoras e associadas), saúde da mulher e família.

As dificuldades que encontramos para mudar o cenário predominantemente masculino no qual vivemos e o próprio movimento sindical não são poucas, mas nosso objetivo é trabalhar e levar qualificação às trabalhadoras, além de proporcionar qualidade de vida para nossas companheiras, ainda que, para isso, tenhamos de encarar uma tripla jornada, trabalhando, cuidando da família e participando do movimento sindical.

Este é um compromisso que assumimos e do qual não abrimos mão. Estamos trabalhando diariamente para conquistar a igualdade, unindo forças ao movimento de mulheres e agindo conforme as circunstâncias nos exijam. Muito já conquistamos e muito mais ainda vamos conquistar!

Helena Ribeiro da Silva.

Secretaria Geral da FEAAC