Posse de diretoria em Jacareí resgata o passado e aponta para o futuro

Imprimir    A-    A    A+

05/02/2013

Posse de diretoria em JacareíA posse da nova diretoria do Sincomerciários de Jacareí, dia 1ºde fevereiro, foi marcada por discursos cujos tons valorizaram a categoria que reconheceu nas urnas o trabalho realizador e batalhador executado pela direção da entidade nos últimos quatros anos e também sobre as perspectivas de sua atuação até 2016.

O ato reuniu na mesa solene o presidente reeleito, Luis Urubatan de Jesus, o presidente da Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo (Fecomerciários), Luiz Carlos Motta, além dos presidentes de Taubaté, Mogi das Cruzes (também diretores da Federação), Carlos Dionísio de Morais (Carlinhos) e Jair Mafra, e o de Cruzeiro, Charles Eduardo Fernandes. A advogada do Sindicato, dra. Diva L. Bueno, representou as mulheres. Ela considerou a primeira gestão como revolucionária. Como convidados, os presidentes dos Sincomerciários Paulo Jefferson (Guaratinguetá) e Albino Correia de Lima (São José dos Campos), que também coordena a Regional da Federação no Vale do Paraíba, além de familiares dos novos diretores, funcionários do Sindicato, comerciários e comerciárias de Jacareí e região.

Desafio e avanços

Ao abrir os pronunciamentos, na sede do Sindicato, o presidente reeleito agradeceu a presença de todos e definiu o início do seu segundo mandato como desafiador. Urubatan disse: “Reeleição significa mais empenho na ação sindical. Quando demos mais um passo, ao vencermos as eleições, com a confiança da categoria no nosso mandato, nos comprometemos em desenvolver, no decorrer dos próximos quatro anos, um trabalho com distinção em relação à primeira gestão que, graças à unidade da diretoria, foi realizadora. Por isso, na presença do presidente Motta, reitero esse nosso compromisso e comprometimento com a categoria. Ou seja, avançar nas conquistas sindicais, trabalhistas e cidadãs. Obrigado”.

Diálogo e luta!

Nessa mesma linha de “sindicalismo-realizador”, o diretor social da Fecomerciários, Carlos Dionísio de Morais, o Carlinhos, qualificou a atuação do Sincomerciários de Jacareí também como a prática de um sindicalismo moderno e totalmente integrado à união entre os Filiados e a Fecomerciários, característica que favorece ainda mais o ativismo sindical. “A diretoria empossada comprovou que está preparada para atuar nos locais de trabalho e nas manifestações sindicais, em nome da nossa chamada ‘Força Comerciária’. O respaldo que o Sindicato conquistou nas urnas reafirma que, a começar pelo presidente Urubatan, os diretores e as diretoras eleitas são qualificados para enfrentarem os padrões, investindo no diálogo. Mas, quando preciso, podem contar com a unidade comerciária construída pelo nosso presidente Motta e partir para luta. Boa gestão!”.

Ontem e hoje

Ao relembrar a trajetória do Sindicato, o presidente Motta citou, até mesmo, a renúncia de uma antiga diretoria, por questões internas da entidade. “Diante da renúncia coletiva, uma comissão da diretoria da Federação começou a fazer um levantamento dos comerciários do Sindicato mais ativos. Por unanimidade, Urubatan foi o escolhido e, com seus pares, fez um excelente trabalho que o credencia a progredir nesta nova jornada que se inicia”, elogiou o presidente.

Motta ainda destacou:

Agregação – “Eleição de chapa única parece fácil, mas não é. Ela traz em si a capacidade de agregar um trabalho que tem de administrar bem o Sindicato e o fortalecer para a luta sindical”.

Consciência política – “Faz parte dessa atividade também despertar a consciência política da categoria não partidária. Nós, trabalhadores, temos de eleger candidatos oriundos das lojas, como fizermos com a ‘Corrente Comerciária’. Conscientização política é fundamental para termos os nossos legítimos representantes no poder”.

Clube – “Sei que o Sindicato não medirá esforços para que os comerciários de Jacareí, Santa Branca e Igaratá, sua base territorial, tenham seu clube de campo. Certamente conversaremos a respeito”.

Doblò – “Muitos de vocês, com certeza, já viram a Doblò prateada e adesivada do Sindicato, doada pela Federação, em plena atividade em frente às lojas, fazendo da Doblò um verdadeiro instrumento de luta!”

Ações sindicais – “É destacada a atuação do Sindicato nas lutas em Brasília; tal como na regulamentação da profissão de comerciário, que está bem perto da aprovação”.

Na base – “Enfim, quero finalizar valorizando a unidade dessa diretoria porque ela beneficia a gestão, lembrando que cada um de vocês deve estimular os comerciários a participarem das atividades do Sindicato, tais como assembleias, entre outras ações, com a observação de que vocês jamais podem se afastar das lojas, dos comerciários e comerciárias de Jacareí e região. Desejo, portanto, um profícuo mandato à diretoria e que a todo e qualquer momento vocês podem contar com o apoio da Federação”.

No final da cerimônia, Urubatan e os diretores fizeram o juramento pertinente ao mandato.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Fecomerciários