Arnaldo Azevedo Biloti

Imprimir    A-    A    A+

05/08/2013

A luta dos trabalhadores por mais e melhores empregos é tão antiga quanto o mundo, está relacionada diretamente com a melhoria das condições de vida e de trabalho, com o estabelecimento de regras mais humanas que não degradem ou escravizem o trabalhador e que sejam, de fato, respeitadas.

Objetivos que parecem simples, mas são de extrema complexidade para serem concretizados. E, como diz o ditado, “uma andorinha só não faz verão”, ou seja, sozinho o trabalhador não é capaz de conquistar os benefícios que necessita, ou manter aqueles já sacramentados.

Esta é uma luta constante, entre a classe trabalhadora e a classe patronal, entremeada pelos poderes legislativo, executivo e judiciário de nosso sistema capitalista. Só existe um único caminho para o sucesso desta empreitada: a união da força do trabalho, representada em nosso país pelo movimento sindical dos trabalhadores, que se organiza através dos sindicatos, federações, confederações e centrais.

Neste sistema é evidente que quanto maior a representatividade, maior é a força da entidade sindical. Assim, uma das grandes preocupações do sindicato é agregar os trabalhadores de sua base, através da associação, fortalecendo sua representação, aumentando seu poder de negociação nas disputas travadas com o patronato.

Assim, além de fortalecer a categoria, o sindicato ainda fortalece o trabalhador como indivíduo, uma vez que lhe oferece inúmeros benefícios que vão melhorar sua qualidade de vida. Talvez, para muitos, o valor e a importância que o sindicato representa na vida do trabalhador passe despercebido, porém, todos os dias atuamos em defesa dos interesses dos trabalhadores e tomamos decisões que influenciam direta ou indiretamente na vida profissional das pessoas.

Convidamos todos os trabalhadores para aproximarem-se do sindicato de sua categoria, conhecendo melhor seus ideais, suas lutas, seu trabalho diário. Todas as entidades estão sempre de portas abertas para esclarecer dúvidas, para oferecer o melhor desempenho na resolução dos assuntos trabalhistas, para recebê-lo como associado, oferecendo muitos benefícios. Venha somar sua força ao movimento sindical brasileiro!

Arnaldo Azevedo Biloti

Presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Santos e Região