São Paulo prevê 80 mil pessoas por dia em festas da Copa

Imprimir    A-    A    A+

11/04/2014

A Fan Fest de São Paulo e os eventos de exibição pública dos jogos previstos para cinco locais na capital terão, juntos, capacidade para 80 mil pessoas por dia. É o que disse à Folha a vice-prefeita paulistana, Nádia Campeão.

A realização das festas populares dependerá da atratividade do jogo do dia.

“Se jogar, por exemplo, Irã e algum time de pouca expressão, será que haverá interesse que justifique a realização de todos os eventos?”, argumentou a vice-prefeita.

Os eventos de exibição, portanto, serão pautados pelas partidas do Brasil, os jogos que acontecerem nos finais de semana, os que forem disputados durante feriados, as semifinais e a final.

Mas, como as férias escolares estão marcadas para o período da Copa, é cogitada a possibilidade de eventos de exibição ganharem mais dias.

Haverá sete dias de “folga”, nos quais não haverá partidas da Copa, em que até as fan fests não acontecerão.

Além da Fan Fest, no Vale do Anhangabaú (centro), haverá eventos no Parque do Povo (zona oeste), Parque da Juventude (zona norte), Praça João Tadeu Prioli (zona sul), Praça do Samba (zona norte) e ainda na Praça Benedito Ramos Rodrigues (zona leste).

Por causa do acesso limitado da população aos ingressos do Mundial, a participação popular nesses eventos é a maneira de democratizar a experiência da Copa do Mundo, defendem membros de diferentes esferas do governo.

Em São Paulo, Rio e Recife, dúvidas sobre a realização de suas Fan Fests chamaram a atenção da Fifa. As sedes procuram parceiros da iniciativa privada. A vice-prefeita negou que exista um problema.

“Não há motivo de preocupação, as empresas que tratam disso em São Paulo têm experiência. Estamos tratando disso desde agosto”, diz.

Mas o advogado especializado em Justiça desportiva Eduardo Carlezzo alerta para as punições caso as cidades não entreguem a sua parte.

“No aditamento dos contratos firmados com as sedes existe a previsão de que a Fifa pode até fazer algo que esteja faltando para a realização da Fan Fest. Mas depois poderá por na conta da sede.”

Ontem foi divulgado decreto que delimita as áreas de restrição de comércio ao redor da Fan Fest e do Itaquerão.

Fonte: Folha de S. Paulo