Roberto Santiago garante que até março de 2014 instalará a Frente Parlamentar dos Comerciários em todos os Estados brasileiros

Imprimir    A-    A    A+

03/10/2013

A afirmativa foi feita ontem durante o I Encontro Regional da Frente Parlamentar em Defesa dos Comerciários realizado na Assembleia Legislativa de São Paulo

IMG_3268

Deputado Roberto Santiago

São Paulo foi palco ontem do I Encontro Regional da Frente Parlamentar em Defesa dos Comerciários, movimento de criação das Frentes Estaduais, com o objetivo de levantar as demandas regionais e municipais e aproximar os comerciários dos parlamentares de suas bases. O evento, promovido pela CNTC com o apoio das federações filiadas do Estado de São Paulo (FEAAC, FEPOSPETRO, FEPETROL, FECOMERCIÁRIOS, FETRAMESP e FENEPOSPETRO), contou com um público de cerca de 200 pessoas, dentre deputados estaduais, vereadores de vários municípios paulistas, diversas lideranças sindicais e comerciários, que tiveram livre acesso à solenidade.

Compuseram a mesa o deputado estadual Carlão Pignatari, coordenador regional da Frente Parlamentar em São Paulo; Luiz Carlos Motta, presidente da Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo, representando todas as federações paulistas filiadas à CNTC; Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT) e do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, que falou em nomes das Centrais Sindicais presentes; o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), Levi Fernandes Pinto e o presidente Nacional da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Comerciários, deputado federal Roberto Santiago (PSD/SP).

O presidente da CNTC, Levi Fernandes, destacou em sua fala o papel articulador, mediador e disseminador da entidade, convergindo os interesses da categoria comerciária em âmbito nacional, e destacando a importância da natureza suprapartidária da Frente para que ela alcance seus objetivos. “Elegemos o diálogo, o bom-senso e o espírito de equipe, os quais transcendem todo e qualquer interesse individual, partidário ou político, como valores da CNTC e de nossa atuação junto à Frente Parlamentar em Defesa dos Comerciários, pois acreditamos que, só com essa consciência, alcançaremos os resultados tão desejados para os mais de 12 milhões de trabalhadores comerciários do país”, destacou.

IMG_3319-2

Luiz Carlos Motta, Levi Fernandes Pinto, Dep. Roberto Santiago, Dep. Carlão Pignatari e Ricardo Patah

Luiz Carlos Motta, presidente da Fecomerciários, lembrou que só o Estado de São Paulo reúne 2,5 milhões de comerciários, que necessitam de uma estrutura sindical forte, organizada e democrática. “Em 2012 elegemos 10 vereadores no Estado, sendo oito homens e duas mulheres, dentro do projeto Corrente Comerciária, da Fecomerciários de SP, para a formação de dirigentes sindicais dentro da categoria, e que agora atuarão na discussão e encaminhamentos das reivindicações dos comerciários junto à Frente Parlamentar Estadual”, comemora.

Já o presidente da UGT, Ricardo Patah, lembrou os problemas enfrentados pela maior categoria do país, principalmente em relação à precariedade e à informalidade. “Por meio desta frente parlamentar vamos dar início a uma nova relação em todas as instâncias para conquistar o respeito que o trabalhador comerciário merece”.

IMG_3214

Comerciários lotam Assembleia Legislativa de SP

Fechando o encontro regional, o deputado Roberto Santiago foi ovacionado várias vezes pela plateia ao afirmar o compromisso da diretoria da Frente Parlamentar e dos 178 deputados federais e 21 senadores que assinaram sua criação com os trabalhadores do comércio. “A maior frente do Congresso Nacional vai trabalhar com estratégia e inteligência para alcançar o respeito que merece a maior categoria profissional do país. O debate começa agora da porta para dentro do Congresso e das Assembleias Legislativas, pois vamos construir um novo modelo sindical que passe por dentro do poder”, enfatizou Santiago.

A meta do presidente nacional é ter a Frente Parlamentar em Defesa dos Comerciários instituída em todos os Estados do país e nas principais capitais até março de 2014, quando pretende realizar o I Encontro Nacional da iniciativa. Santiago falou de sua alegria em lançar a Frente em seu Estado, São Paulo e pediu uma salva de palmas à atuação do dirigente sindical Lourival Figueiredo Melo, presidente da FEAAC e diretor-secretário da CNTC. “Lourival tem sido um parceiro importante e um militante incansável na definição das diretrizes da Frente em âmbito nacional”, elogia.

Os próximos eventos agendados para a instituição das frentes regionais estão marcados para 18/10 (RS), 25/10 (CE), 8/11 (MG), 19/11 (GO) e 29/11 (BA). Acompanhe a evolução e as iniciativas da Frente pelo www.fretecomerciarios.org.br.

Clique aqui e confira mais imagens do evento

Fonte: CNTC