Imprimir    A-    A    A+

Pauta da Semana – 28 de setembro a 1° de outubro de 2015

Pauta da Semana

A Pauta da Semana sintetiza a previsão dos trabalhos nos Plenários e Comissões da Câmara dos Deputados e Senado Federal no período de 28 de setembro a 1° de outubro de 2015, observando que os eventos podem ser cancelados, acrescentados ou alterados.

 Diretor: José Francisco Jesus Pantoja Pereira

 Gerente de Relações Institucionais: Sheila Tussi da Cunha Barbosa

Analistas de Relações Institucionais: Renan Bonilha Klein e Tamiris Clóvis de Almeida

 Assistente Administrativa: Quênia Adriana Camargo

Estagiárias: Letícia Tegoni Goedert

 

 

Nesta semana o Congresso Nacional se reuni mais uma vez para terminar a apreciação dos vetos Presidências. Além dos vetos sobre valorização do salário-mínimo e valores do Imposto de Renda, há grande pressão dos servidores do Poder Judiciário quanto a derrubada do veto previsto na pauta.
Dessa forma, a pauta das comissões poderá se prejudicar com estas deliberações

Câmara dos Deputados

Plenário


 

Seguro-desemprego
Item 2 – Projeto de Lei 2750-A, de 2015, de autoria do deputado André Figueiredo (PDT-CE), aplicando o disposto nas Leis 7998/90 e 13134/2015 aos trabalhadores desempregados que, no período da vigência da MP 665/2015, compreendido entre 28 de fevereiro e 16 de junho de 2015, atendiam às condições, exigências e requisitos previstos naquela lei, para fins de obtenção, majoração ou ampliação do número de parcelas do benefício do seguro desemprego, assegurando-se os direitos adquiridos.
Situação: aprovada a urgência para sua deliberação em Plenário e encontram-se os pareceres pendentes das Comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fundo Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres.
Item 4 – Projeto de Lei 7371, de 2014, de autoria da Comissão Mista de Inquérito da Violência Contra a Mulher – CPMI, que cria o Fundo Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres.
Situação: discussão em turno único.

Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania
Terça-feira às 14h30 – Quarta e quinta-feira às 10h


 

Denuncia contra o bom emprego
Item 27 – Projeto de Lei 1489, de 1999, de autoria do deputado Paes Landim (PTB-PI), para estabelecer que qualquer cidadão, partido politico, associação ou sindicato e parte legitima para denunciar, verbalmente, por escrito ou através de registro magnético, irregularidades ou ilegalidades de seu conhecimento contra o bom emprego de recursos públicos.
Relatório: apresentado pelo deputado Jutahy Junior (PSDB-BA), pela inconstitucionalidade, injuridicidade e, no mérito, pela rejeição, uma vez que contraria dispositivo constitucional encerrado no art. 5º, inciso IV, que assegura a livre manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.

Regulamentação de novas profissões
Item 36 – Projeto de Lei 816, 2011, de autoria do deputado Rubens Bueno (PPS-PR), que dispõe sobre a regulamentação de novas profissões.
Relatório: apresentado pelo deputado Mendonça Filho (DEM-PE), é pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa deste e do Substitutivo da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, o qual faz pequenas alterações, como na mudança de “regulamentação de novas profissões” para “exercício de profissões que na sua maioria já existem”.

Pagamento de férias vencidas ao aposentado por invalidez
Item 37 – Projeto de Lei 2323, de 2011, de autoria do deputado João Paulo Lima (PT-PE), para acrescentar parágrafo ao art. 142 da CLT para dispor sobre o pagamento de férias vencidas ao empregado aposentado por invalidez.
Relatório: apresentado pelo deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), é pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa deste, do PL 2344/2011, apensado, e do Substitutivo da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, onde acresce ao aposentado por invalidez a remuneração simples ou em dobro, correspondente ao período de férias cujo direito tenha adquirido, acrescida do terço constitucional.

Comissão de Educação
Quarta-feira às 10h


 

Saque do FGTS para pagar anuidade escolar do trabalhador ou de dependentes
Item 4 – Projeto de Lei 3961, de 2004, de autoria do então senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), para permitir a utilização dos recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para pagamento de parcelas de anuidade escolar do trabalhador ou de seus filhos dependentes, de até 24 (vinte e quatro) anos de idade.
Relatório: apresentado pelo deputado Wadson Ribeiro (PCdoB-MG), é pela aprovação com substitutivo incluindo inciso à Lei do FGTS, o qual dispõe que terá limite de 70% para pagamento de mensalidade; podendo sacar até 50% do saldo da conta quando matriculado em curso de nível superior, pós-graduação, tendo de comprovar a renda familiar de até 6 salários mínimos e frequência satisfatória em curso.

Comissão de Seguridade Social e Família
Quarta-feira às 9h30


 

Aumento de pena para violência contra a mulher – Feminicídio
Item 1 – Projeto de Lei 6622, de 2013, de autoria do deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), par alterar o código penal para aumentar a pena da lesão corporal decorrente de violência doméstica, se o crime constituir violência de gênero contra as mulheres; tipifica a violência psicológica contra a mulher; e incluir o feminicídio entre os crimes considerados hediondos.
Relatório: apresentado pela deputada Shéridan (PSDB-RR), pela aprovação deste, com emendas de redação.

Fundo Nacional de Amparo a Mulheres Agredidas
Item 4 – Projeto de Lei 5019, de 2013, de autoria do então senador Jayme Campos (DEM-MT), que pretende criar o Fundo Nacional de Amparo a Mulheres Agredidas – FNAMA, destinado ao financiamento de ajuda pecuniária e treinamento profissional a mulheres separadas de seus cônjuges ou companheiros, em razão de violência doméstica. Tem como objetivo amparar a mulher que consegue se libertar de um ciclo de violência familiar e esta poder se reerguer financeiramente e psicologicamente.
Relatório: apresentado pela deputada Erika Kokay (PT-DF), é pela aprovação.

Salário-maternidade pago diretamente pelo INSS as trabalhadoras de micro e pequenas empresas
Item 8 – Projeto de Lei 1219, de 2011, de autoria do então senador Antônio Carlos Júnior (DEM-BA), para dispor sobre o pagamento de salário-maternidade em caso de micro e pequenas empresas com 10 (dez) ou menos empregados. Pelo projeto o benefício passa a ser pago diretamente pela Previdência Social.
Relatório: apresentado pelo deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), é pela rejeição deste, e pela aprovação do PL 125/2011, apensado, na forma do substitutivo da CDEIC que permite as microempresas e empresas de pequeno porte possam se ressarcir do salário-maternidade pago às suas empregadas quando do recolhimento de qualquer tributo federal.

Amplia o rol de doenças para Aposentadoria por invalidez
Item 14 – Projeto de Lei 4082, de 2012, de autoria do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), acrescentar doenças ao rol daquelas especificadas em lei, para caracterização de doença grave, contagiosa ou incurável que leve à aposentadoria por invalidez com proventos integrais pagos pelo Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos Federais. Além disso, busca incluir as seguintes doenças que isentam de carência para a concessão de auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez no Regime Geral de Previdência Social – RGPS.
Relatório: apresentado pelo deputado Carlos Manato (SD-ES), é pela aprovação.

Auxílio-doença ao trabalhador dependente químico
Item 19 – Projeto de Lei 6587, de 2013, de autoria do deputado Fábio Faria (PSD-RN), o qual dispõe sobre os Planos de Benefícios de Previdência Social para incluir condição para o recebimento do auxílio-doença pelo dependente químico.
Relatório: apresentado pelo deputado Assis Carvalho (PT-PI), pela rejeição ao argumentar que o Regime Geral da Previdência Social – RGPS, tem caráter contributivo e seria injusto impor concessão que não seja extensivo aos demais segurados. Dessa forma, condicionar o recebimento do auxílio-doença à comprovação de internação terapêutica para reabilitação profissional é um processo excludente, que viria a penalizar a maioria dos dependentes químicos em tratamento ambulatorial que continuam com suas atividades cotidianas e de trabalho, bem como com suas responsabilidades pessoais e familiares.

Comunicação ao trabalhador sobre requisitos cumpridos para aposentadoria
Item 24 – Projeto de Lei 113, de 2015, de autoria do deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), para garantir o envio de correspondência informando que o segurado atingiu os requisitos mínimos para aposentadoria por idade ou tempo de contribuição.
Relatório: apresentado pelo deputado Osmar Terra (PMDB-RS), é pela aprovação.

Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público


 

Até o momento de finalização da pauta, não foi divulgada pauta deliberativa da comissão, apenas audiência pública, a qual não é de interesse da categoria.

Comissão de Direitos Humanos e Minorias
Quarta-feira às 14h


 

Audiência Pública sobre Escravidão
Por meio de requerimento aprovado da deputada Rosângela Gomes (PRB-RJ), a comissão realizará debate para discutir os princípios e objetivos da Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Brasil da OAB Nacional.

Expositores:
• Nilma Lino Gomes, Ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR;
• Wilson Prudente, Procurador do Ministério Público do Trabalho;
• Humberto Adami Santos Júnior, Presidente da Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra no Brasil da Ordem dos Advogados do Brasil;
• Ivone Ferreira Caetano, Desembargadora Ivone Caetano, membro da Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra no Brasil – CNVENB;
• José Antônio Ventura, Presidente da Confederação Nacional Quilombola CONFAQ;
• Eduardo Araújo, Presidente do Sindicato dos Bancários do DF;
• Maurício Pestana, Secretário Municipal de Promoção da Igualdade Racial de São Paulo – SMPIR; e
• Gabriel de Carvalho Sampaio, Secretário de assuntos legislativo do Ministério da Justiça.

Comissão Especial de Financiamento da Atividade Sindical
Quinta-feira às 10h


 

Intalação da Comissão Especial
Reunião para instalação da Comissão Especial de Financiamento da Atividade Sindical destinada a estudar e apresentar propostas com relação ao financiamento da atividade sindical – CESINDIC. Será às 10h, no Auditório Nereu Ramos.

Eleição dos presidentes, 1°, 2° e 3°, e designação do relator devem ser feitos neste momento também.

Senado Federal

Plenário


 

Pagamento de cartão de crédito em empréstimo consignado
Item 2 – Projeto de Lei de Conversão 12, de 2015, proveniente da Medida Provisória 681, de 2015, para dispor sobre desconto em folha de pagamento de valores destinados ao pagamento de cartão de crédito.
Relatório: parecer da Comissão Mista, do senador Valdir Raupp, pela aprovação da Medida Provisória e parcialmente das Emendas nºs 1, 29, 42, 46, 65 e 66, na forma do Projeto de Lei de Conversão nº 12, de 2015, que apresenta; e pela rejeição das demais emendas.
Situação: discussão em turno único.

Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática
Terça-feira às 9h


 

Central de Atendimento à Mulher
Item 7 – Projeto de Lei do Senado 70, de 2014, de autoria do senador Jayme Campos (DEM-MT), para acrescenta art. 37-A à Lei Maria da Penha, para obrigar as emissoras de rádio e TV, jornais, revistas e provedores de internet hospedados no Brasil a divulgar informações sobre a Central de Atendimento à Mulher (Disque 180).
Relatório: apresentado pela senadora Ângela Portela (PT-RR), é pela aprovação com emenda que inclui internet como meio de atendimento.

Comissão de Eduação, Cultura e Esporte
Terça-feira às 14h30


 

Audiência Pública sobre Cálculo do desemprego no Brasil
A comissão debaterá os Critérios e as Metodologias de Cálculo do Desemprego no Brasil.

Os senadores Ataídes Oliveira (PSDB-GO) e Fátima Bezerra (PT-RN) foram autores dos requerimentos para esta audiência, tendo como convidados a participar:

• José Aparecido Ribeiro, Diretor Adjunto da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea); e
• Representante do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Comissão de Constituição e Justiça Cidadania
Quarta-feira às 10h


 

Multa no descumprimento de medida protetiva
Item 33 – Projeto de Lei da Senado 385, de 2014, de autoria do Senador Ivo Cassol (PP-RO), que acrescenta à Lei Maria da Penha, parágrafo para estabelecer que o descumprimento de medida protetiva configura crime de desobediência a decisão judicial, além de sujeitar o agressor à multa mínima de 10 (dez) salários mínimos.
Relatório: apresentado pela senadora Ângela Portela (PT-RR), pela aprovação deste na foram do substitutivo. Inclui ao artigo 359, de desobediência a decisão judicial sobre perda ou suspensão de direitos, a pena de 3 meses à 2 anos de detenção e multa.

Congresso Nacional

Plenário
Quarta-feira às 11h30


 

Destinada a apreciação de vetos, dentre os quais destacam-se:

Valores do imposto de renda
Item 2 – Veto parcial nº 25, de 2015, aposto ao Projeto de Lei de Conversão 7, de 2015 (Medida Provisória nº 670, de 2015), que para dispor sobre os valores da tabela mensal do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física.

Valorização do salário-mínimo
Item 4 – Veto parcial nº 29, de 2015, aposto ao Projeto de Lei de Conversão 9, de 2015 (Medida Provisória nº 672/2015), que dispõe sobre a política de valorização do salário-mínimo e dos benefícios pagos pelo Regime Geral de Previdência Social (RGPS) para o período de 2016 a 2019.

Comissão Permanente Mista de Combate à Violência Contra a Mulher
Terça-feira às 14h


 

Audiência sobre Lei Maria da Penha e mecanismos para combater ofensas contra a mulher na internet
A comissão realizará nesta semana audiência pública para discutir o PL 5555/2015, que cria mecanismos para o combate a condutas ofensivas contra a mulher na internet ou em outros meios de comunicação.

Os convidados a participar são:

• Eleonora Municucci, Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas para Mulheres da
• Presidência da República;
• Márcia Nunes Lisboa, Juíza Titular da 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher de Salvador/BA;
• Sara Gama, Promotora da Vara de Violência contra a Mulher do Estado da Bahia;
• Isabel Alice Jesus de Pinho, Delegada de Polícia Civil do Estado da Bahia;
• Thiago Tavares Nunes de Oliveira, Presidente da SaferNet Brasil;
• Camila Silva Nicácio, Coordenadora do Programa de Pesquisa e Extensão da Clínica de Direitos Humanos da UFMG; e
• Deputada Tia Ju, Deputada da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

Medidas protetivas
Item 2 – Requerimento 25, de 2015, de autoria da deputada Carmen Zanotto (PPS-SC), que solicita a realização de audiência pública para debater experiências importantes na efetivação de medidas protetivas, utilizadas com o objetivo de reduzir os altos índices de violência contra a mulher, a exemplo do “Botão do Pânico, Tornozeleira Eletrônica e Casas- Abrigo”.

Comissão Mista da MP 680/2015
Quarta-feira às 14h30


 

Apreciação de relatório sobre o Programa de Proteção ao Emprego (PPE)
Reunião da Comissão Mista MP 680, de 2015, a qual institui o programa de proteção ao emprego e dá outras providências, será destinada à apreciar o relatório do deputado Daniel Vilela (PMDB-GO). Até o momento não foi divulgado o relatório.

Relatório: apresentado pelo deputado Daniel Vilella (PMDB-GO), pelo atendimento aos pressupostos constitucionais de relevância e urgência da Medida Provisória no 680/2015; pela constitucionalidade e juridicidade da MP e das emendas apresentadas; pela compatibilidade e adequação orçamentária e financeira da MP e das Emendas; e pela boa técnica legislativa e, no mérito, pela aprovação desta Medida Provisória e pela aprovação, total ou parcial, das Emendas nos 1, 5, 25, 28, 36, 37, 53, 55, 67, 68, 75, 76, 77, 82, 92, 103, 115, 132, 152, 155, 156, 157, 160, 163, 171 e 175, na forma do Projeto de Lei de Conversão em anexo, e pela rejeição das demais Emendas.

Situação: dentre as emendas incorporadas ao Projeto de Lei de Conversão apresento pelo relator, destacam-se as Emendas nos 36 e 37, apresentadas pelo deputado André Figueiredo (PDT-CE) e idealizadas pela CNTC. Assim, fica permitida a redução de 25% da jornada de trabalho e do salário, mediante acordo coletivo, devendo o sindicato receber as informações econômico-financeiras da empresa, e as empresas são proibidas de utilizarem banco de horas e realizarem horas extraordinárias.

Também se realçou a Emenda nos 163, da deputada Erika Kokay (PT-DF), que propõe a constituição de Comissão paritária, com três representantes dos empregados e três dos empregadores, para acompanhamento e fiscalização do Programa e do cumprimento do acordo coletivo.

A CNTC se opõe fortemente as Emendas 103, 155 e 175, apresentadas respectivamente pelos deputados Irajá Abreu (PSD-TO), Darcísio Perondi (PMDB-RS) e Alfredo Kaefer (PSDB-PR), e incorporadas como arts. 11 e 12 no PLV apresentado referente a Medida Provisória 680/2015 que trata sobre o Programa de Proteção ao Emprego, por acreditar que estas normas representam um retrocesso nos direitos conquistados pelos trabalhadores, uma vez que prevalecem as normas previstas em acordos coletivos em detrimento das normas dispostas na CLT.

Pauta da Semana

Brasília-DF, 28 de setembro de 2015.



Tamiris Clóvis de Almeida
Sheila Tussi Cunha Barbosa