Assembleia de SC instala 10ª Frente dos Comerciários

Imprimir    A-    A    A+

15/04/2014
IMG_0125

Instalada 10ª Frente em Defesa dos Comerciários

A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC) lançou nessa segunda-feira (14/04) a 10ª Frente Parlamentar em Defesa dos Comerciários do país. A solenidade aconteceu no Plenário do Palácio Barriga Verde e contou com a presença de mais de 100 pessoas entre lideranças políticas e representantes de entidades sindicais.

Criada no âmbito federal em 2013, a iniciativa é coordenada nacionalmente pelo deputado federal Roberto Santiago (PSD-SP), com o apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores No Comércio (CNTC) e das federações filiadas nos 27 Estados. Em Santa Catarina, a condução da Frente será do deputado Saretta (PT), apoiado pela Federação dos Comerciários do Estado (Fecesc). “Esperamos fazer esse trabalho em sintonia com as entidades e levar a nossa pauta para o Senado e para a Câmara dos Deputados”, destacou Saretta.

IMG_0237

Coordenador da Frente no Estado, deputado Saretta

Presente ao evento, o presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputado Joares Ponticelli (PP), afirmou que a Frente contará com o total apoio da Mesa Diretora da Casa.

“Vamos garantir todas as condições necessárias para que o Parlamento Estadual entre neste debate. Inclusive iniciando um trabalho de estímulo para a formação de frentes semelhantes também nas câmaras municipais”, disse.

Mudanças na legislação

Representando o presidente da CNTC, o diretor-secretário da Entidade, Lourival Figueiredo Melo, destacou a importância do movimento sindical no fortalecimento da categoria comerciária, que soma mais de 12 milhões de trabalhadores no país, representados por 830 sindicatos e 27 federações. “Não podemos discutir nossas demandas apenas entre nós, mas sim levá-las até os centros decisórios, como os governos e as casas legislativas”, ressaltou.

Saúde do Trabalhador

IMG_9884

Francisco Alano

“Muitos pensam que a construção civil é a atividade que mais ocasiona prejuízos aos trabalhadores, mas o comércio já apresenta um número de doenças equivalente. A criação da Frente é uma oportunidade extraordinária para que consigamos mudar essa realidade”, disse o presidente da (Fecesc), Francisco Alano, que destacou em seu discurso as principais reivindicações da categoria, como a redução da jornada laboral para 40 horas semanais e a melhoria das condições de trabalho. “Estes temas devem pautar o início dos trabalhos da FPC catarinense”, concluiu.

Participaram também da mesa o deputado federal Esperidião Amin (PP-SC) e a presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Imbituba, Cândida Dienir. Seis deputados aderiam a Frente no Estado até o momento: Jailson Lima e Ana Paula Lima, ambos do PT, Romildo Titon (PMDB), Sargento Amauri Soares (PSOL) e Kennedy Nunes (PSD).

CNTC visita FECESC

No dia do evento o diretor secretário da CNTC, Lourival Figueiredo Melo, foi recebido pelo presidente da Fecesc, Franscisco Alano, para uma visita às instalações excelentes da Federação. Na ocasião, as duas lideranças trataram de diversos temas da pauta dos trabalhadores do comércio, alinhando ações e posições.