Expectativa de vendas cresce para os Dia dos Pais

O comércio eletrônico brasileiro projeta faturar mais de R$ 7 bilhões durante o período do Dia dos Pais, comemorado no segundo domingo de agosto (10), de acordo com a consultoria Bertholdo. O valor médio de cada compra (ticket médio) deve superar R$ 530,00 reforçando o peso da data no calendário promocional do segundo semestre. Em 2024, a semana do Dia dos Pais registrou crescimento de 5,5% no varejo presencial e 4% no e commerce, conforme o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). As vendas físicas cresceram mais (5,6%), demonstrando que apesar da força digital, o comércio tradicional também segue relevante.

MELHORIAS

Especialistas apontam que esse desempenho positivo está associado às melhorias em logística, estratégias de social commerce, uso de inteligência artificial e opções de entrega mais flexíveis. Essas inovações vêm tornando o comércio eletrônico cada vez mais eficiente e atraente aos consumidores. Segundo o gerente de negócios da plataforma Mixtou, Rafael Cefaloni, os consumidores estão cada vez mais buscando presentes com utilidade e bom custo-benefício, destacando produtos com apelo funcional ou tecnológico. Esse perfil de consumo vem impulsionando tanto o volume de vendas quanto o engajamento dos consumidores para a data.

CURTAS

QUENTE I - A economia brasileira continua aquecida, contrariando os efeitos esperados da política de juros altos adotada pelo Banco Central para conter a inflação. Apesar da Selic estar em 15% ao ano, o mercado de trabalho mostra sinais positivos, com a taxa de desemprego caindo para 5,8%, a menor da série histórica iniciada em 2012.

QUENTE II - O consumo nos lares brasileiros cresceu 2,63% no primeiro semestre de 2025, segundo a Abras, refletindo a resiliência das famílias mesmo com alta nos preços de alimentos e bebidas. Em junho, o avanço foi de 2,83% em relação ao ano anterior e de 1,07% sobre maio.

ATENÇÃO - O Projeto de Decreto Legislativo 405/23, de autoria do deputado Luiz Gastão (PSD/CE), propõe liberar o funcionamento do comércio aos feriados sem a exigência de acordo coletivo com o trabalhador. A proposta visa revogar a Portaria 3.665/23 do Ministério do Trabalho, que, prevista para entrar em vigor em 1º de março de 2026, exige tal acordo para que empregados do setor atuem nesses dias. O projeto está em tramitação na Câmara dos Deputados.

Luiz Carlos Motta
Presidente