A campanha salarial congrega dezoito sindicatos e mais de 100 mil trabalhadores com data-base em 1° de março. A pauta de reivindicações foi definida durante reunião dos sindicalistas no15 de outubro, na sede da Federação Estadual dos Frentistas – FEPOSPETRO . Presidida por Luiz Arraes, a entidade unifica e coordena a negociação coletiva junto ao grupo patronal.
A etapa atual da campanha é a de realização, pelos sindicatos, das assembleias de discussão junto aos trabalhadores.
Pauta – A negociação deste ano abrange as cláusulas econômicas e sociais e inclui 13 tópicos, sete dos quais de novas reivindicações ou modificações.
Os frentistas defendem: reposição da inflação e aumento real nos salários; vale-refeição de R$ 39,00 com a extensão do benefício também para os trabalhadores que estiverem sob a jornada 12x36; a possibilidade de acesso à cesta -básica também por trabalhadores com falta injustificada no mês, mediante contribuição com 10% (dez por cento) do valor estipulado para o benefício, entre outros.
A pauta de reivindicações prevê ainda a inclusão de plano de saúde; mudanças no seguro de vida; garantia de estabilidade no retorno da gestante, inclusão, na convenção coletiva, de cláusula de PLR – Participação nos Lucros e resultados, entre outros.
Para mais informações sobre os itens da pauta de reivindicações, os trabalhadores devem procurar o seu sindicato. Outro canal de informação são as redes e sites das entidades. Acesse a lista de contatos das entidades no site da Fepospetro.


