Federação reafirma luta unitária pela erradicação do trabalho infantil

Membro do Fórum PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) Paulista, a Fecomerciários participou de reunião on-line, nesta sexta-feira, 23. As abordagens passaram por “Apresentação do Planejamento 2025”, a “Operação Domiduca: Ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” e as ações relacionadas ao “Dia Nacional e Mundial contra o Trabalho Infantil”, 12 de junho.

O Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) já está disponibilizando os materiais da campanha cujo mote, neste ano, é “Transformar os nossos Compromissos em Ação"; acompanhado pela assinatura “Toda Criança que Trabalha Perde a infância e o Futuro". Os materiais estão disponíveis para download gratuito no link https://fnpeti.org.br/12dejunho/. Denúncias devem ser feitas nos Disques 100 ou 191 (PRF). É grátis e o sigilo, absoluto.

Encaminhamentos

1) Instalação de delegacias especializadas ao atendimento de crianças e adolescentes submetidas a condições degradantes como trabalho infantil e exploração sexual, inclusive de imigrantes. Hoje, as ocorrências são registradas em delegacias comuns ou da mulher, inadequadas para esse fim.

2) Atenção e adoção de medidas efetivas de combate ao tráfico de pessoas, o terceiro mais rentável; atrás do tráfico de drogas e de armas.

Motta
O presidente da Fecomerciários, Luiz Carlos Motta, diz: “A mobilização do movimento sindical comerciário paulista pelo fim do trabalho infantil é unitária. Atuamos neste enfrentamento com os nossos 72 Sindicatos Filiados dispostos a preservar as integridades física e mental das crianças e adolescentes!”.