Sindicalista defendeu a criação, pela categoria, de iniciativas de combate aos assédios e ao preconceito no ambiente de trabalho
O presidente da Federação dos Frentistas de SP, Luiz Arraes, participou de audiência pública sobre as condições de trabalho das mulheres frentistas, na segunda-feira (11), na Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado.
Requerido pelo senador Paulo Paim (PT/RS), o debate reuniu as principais lideranças da categoria, além de membros do Ministério Público do Trabalho e das Pastas do Trabalho e Emprego, Mulheres e Direitos Humanos.
Em sua fala, Luiz Arraes, presidente da Fepospetro e do Sinpospetro de Osasco (SP), destacou a urgência de ações contra o que chamou de “cultura de preconceito e violação de direitos” contra gestantes no ambiente de trabalho. Ele citou casos de comportamentos inadequados, grosseiros e preconceituosos, manifestados por parte de alguns patrões contra trabalhadoras frentistas grávidas. “A gravidez deveria ser um momento de celebração e alegria, porém, a realidade é de hostilidade, punição e até ameaça de demissão; isso precisa mudar”, destacou. O dirigente falou também da luta dos sindicatos para fazer ser cumprida a Lei 13.287/16, que proíbe o trabalho de gestantes e lactantes em atividades, operações ou locais insalubres. “É uma batalha, pois muitos patrões só aceitam realocar a frentista gestante por meio de ordem médica”, afirmou.
O assédio moral e sexual praticados contra trabalhadoras em postos de combustíveis também foi abordado pelo sindicalista. Sobre esses e os demais temas relacionados à segurança e a saúde das mulheres frentistas, Arraes defendeu a criação, pelas federações nacional e estadual, de uma campanha de conscientização com ações práticas nos postos de combustíveis. Conforme o dirigente, mulheres representam aproximadamente 30% da categoria, que soma atualmente 500 mil trabalhadores em todo o país.
Acesse o vídeo da audiência pública: https://www12.senado.leg.br/noticias/videos/2025/08/ao-vivo-cdh-debate-condicoes-de-trabalho-de-mulheres-frentistas-11-8-25