Federação assina acordo coletivo com patronais e comerciários ganham aumento real

Imprimir    A-    A    A+

14/12/2012

Ivo Dall’Acqua e Luiz Carlos Motta celebram acordo

Depois de intensas e longas negociações, a Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo e a Federação patronal, a Fecomercio SP, assinaram na quinta-feira (13/12) a Convenção Coletiva de Trabalho de 2012/2013, válida para os trabalhadores comerciários do atacado e varejo e extensivo às bases de todos os Sindicatos Filiados. O reajuste acordado é de 8% sobre os pisos e salários nominais, o que significa aumento real de 2,61 pontos percentuais em relação ao INPC/IBGE acumulado no período, de 5,39%. Como a data base da categoria é 1º de setembro, a Convenção Coletiva também estipula as condições de pagamento dos salários retroativos à data base.

Além de aumento real, o acordo prevê a manutenção de benefícios econômicos e sociais importantes para a categoria, como remuneração das horas extras, descanso nos principais feriados, direito da gestante, direito a abono da falta da mãe comerciária, estabilidade do aposentado, fornecimento de uniforme, aviso prévio especial, licença paternidade, auxílio funeral, as gratificações referentes ao Dia do Comerciário, comemorado em 30 de outubro.

A Convenção foi assinada na sede da Fecomerciários pelo presidente Luiz Carlos Motta e por Ivo Dall’Acqua, presidente do Conselho de Assuntos Sindicais e principal negociador da Fecomercio SP. Motta e Dall’Acqua consideraram que as negociações foram demoradas, mas que o acordo foi bom para ambas as partes. “O importante é que conquistamos aumento real para o trabalhador comerciário e mantivemos intactas todas as cláusulas econômicas e sociais já conquistadas”, disse Motta. Para Ivo, mais uma vez imperou o bom senso nas negociações.

Outros acordos

Além da Fecomercio SP, a Fecomerciários assinou na quinta-feira outras três Convenções Coletivas de Trabalho com sindicatos patronais, todas com reajustes salariais de 8% e datas bases em 1º de setembro: Sincopeças e Sicap, de comércio de peças no atacado e varejo; e Sincamesp, de artigos de toucador e perfumaria. Na semana passada, também foi fechado acordo com o Sincovaga SP, que representa os patronais de mercados, supermercados, hipermercados etc., cujos salários foram reajustados em 8,5% em razão de mudança da data base, de 1º de setembro para 1º de outubro.

Fonte: Fecomerciários