CONEXÃO – CNTC 31 de julho de 2023

Imprimir    A-    A    A+

⚠️ AMERICANAS DEMITE 1.404

Em recente relatório sobre sua recuperação judicial, a Americanas afirma que demitiu 1.404 funcionários na semana entre os dias 17 e 24 de Julho de 2023. Os dados coletados pelos administradores (Preserva-Ação Administração Judicial e o Escritório de Advocacia Zveiter) mostram ainda que o número de funcionários da varejista já havia caído de 40.426, em 13 de março, para 36.971, em 18 de junho; uma queda de 3.455 trabalhadores, ou de 8,5%.

✅ FECHAMENTO DE LOJA

A rede varejista também fechou uma loja no Mato Grosso. Desde dezembro de 2022 até maio de 2023, a empresa tinha perdido cinco milhões de clientes, aproximadamente 9,9% de sua base, passou de 49,1 milhões para 44,2 milhões no intervalo. O relatório indicou também que a companhia tinha fechado 43 lojas de janeiro de 2023 até 18 de junho, chegando a 1.837 unidades no País, um recuo de 2,3% no período.

✅ NEGOCIAÇÕES COLETIVAS EM DEBATE

O XV Congresso de Advogados da Fecomerciários, realizado entre os dias 27 e 28 de julho no Centro de Lazer em Praia Grande, teve como tema central “Inovações do Direito do Trabalho com Ênfase nas Negociações Coletivas”. Leia na seção Giro Comerciário do fecomerciarios.org.br Abaixo, as avaliações do presidente da Fecomerciários e da CNTC, Luiz Carlos Motta, e do Diretor de Assuntos Trabalhistas e Jurídicos da Federação, Luciano Ribeiro.

Luiz Carlos Motta, presidente da Fecomerciários e da CNTC: “As palestras, de elevada qualidade, foram acompanhadas por uma seleta plenária. Os palestrantes dividiram conosco seus largos conhecimentos e vivência em torno do tema, o que garantiu profundas reflexões e debates. O assunto é relevante e trouxe aprimoramento para os operadores do Direito colocá-lo em prática em suas bases territoriais. O Congresso gerou uma diretriz unitária que fortalece a luta do sindicalismo comerciário paulista na defesa dos interesses dos comerciários e dos práticos de farmácia do Estado de São Paulo”.

Luciano Ribeiro, diretor de Assuntos Trabalhistas e Jurídicos da Federação: “O Congresso contribuiu para tornar ainda mais produtiva e capacitada a atuação dos nossos profissionais do Direito em toda base territorial dos 72 Sindicatos Filiados à Federação. Reunimos 350 participantes que, juntamente com os palestrantes, contribuíram para sairmos mais fortes do evento. O Congresso gerou novos conhecimentos, principalmente sobre determinadas incertezas jurídicas, permitiu a troca de experiências e seus encaminhamentos também vão qualificar assessores e funcionários dos Sindicatos que atuam na chamada frente ‘pré-jurídico’, além de potencializar as discussões sobre negociações coletivas nos locais de trabalho”.

Luiz Carlos Motta
Presidente

cntc.com.br