Lançamento da Agenda Institucional do Sistema Comércio 2025

CNTC participa de lançamento da Agenda Institucional do Sistema Comércio 2025

Cerimônia realizada (26/3), na CNC, em Brasília marcou o lançamento da Agenda Institucional do Sistema Comércio 2025, que será encaminhada ao Governo Federal e ao Congresso Nacional.

A agenda, um documento para estabelecer as pautas prioritárias para o setor terciário do Brasil foi elaborada a partir de debate entre mais de 2 mil representantes das Federações do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomerciários) dos 26 estados e do Distrito Federal, das sete Federações Nacionais e dos mais de mil sindicatos empresariais associados.

Nos debates foram amplamente discutidos temas como “Perspectivas da transformação digital no setor terciário”, “Vai Turismo, Rumo ao Futuro – A importância de políticas públicas para o turismo”, dentre outros.

SOBRE A AGENDA

No documento que será entregue ao governo, a CNC defende um arcabouço regulatório que favoreça o empreendedorismo, garanta segurança jurídica e simplifique a carga tributária, além de fortalecer o combate à concorrência desleal, desburocratizar a abertura de empresas e melhorar o acesso ao crédito.

A Agenda Institucional enfatiza a importância de investimentos em infraestrutura para o crescimento econômico, destacando a modernização dos modais de transporte e a promoção de práticas sustentáveis. Também aborda a necessidade de incentivar a inovação e a qualificação profissional, regulamentar a Inteligência Artificial, fomentar o mercado de carbono e digitalizar processos públicos para facilitar a atividade empresarial.

CNTC PRESENTE

Luiz Carlos Motta, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), da Federação dos Comerciários do Estado de SP (Fecomerciários) e deputado federal participou do ato de lançamento. Também prestigiaram o evento vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, do ministro do Turismo, Celso Sabino, e de mais de 75 parlamentares da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

*Com informações da CNC