Na semana em que se celebra o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro), a Fecomerciários reitera o seu compromisso em atuar, juntamente com seus Sindicatos Filiados, para promover dignidade às Pessoas com Deficiência (PCDs) no mercado de trabalho.
A reafirmação desse posicionamento ganha força na base sindical comerciária paulista por meio de parcerias, como se vê com o conceituado Espaço da Cidadania, com a publicação, por exemplo, de cartilhas pela inclusão de PCDs no mercado de trabalho e, igualmente, pelo cumprimento da Lei de Cotas (8.123). Essas cartilhas podem ser lidas e baixadas no portal da Federação, seção “Publicações”. São elas: 1) Inclusão, Já! 2) Trabalho de Pessoas com Deficiência e Lei de Cotas. 3) Inclusão é atitude! Qual é a sua?.
Lei de Cotas
A Lei de Cotas (8.213/91) completou 34 anos em 2025. Sua importância é sempre destacada pela Federação e seus Sindicatos Filiados. Esta lei estabelece a obrigatoriedade de empresas com 100 ou mais funcionários de contratarem trabalhadores PCDs. O percentual de vagas varia conforme o número de funcionários da empresa.
Motta
O presidente da Fecomerciários, Luiz Carlos Motta, afirma: “É preciso adotar atitudes inclusivas, além de promover acessibilidade no ambiente de trabalho. Juntos, vamos derrubar estas barreiras”.


