A Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), em parceria com a Universidade Cruzeiro do Sul e a UDF, realizou o 3º Curso de Altos Estudos em Direito Coletivo do Trabalho, com o tema "Critérios para Definição do Sindicato Representativo perante Instâncias Administrativas ou Judiciárias: Pressupostos, Problemas e Alternativas", o curso foi realizado no período de 4 de maio a 9 de junho de 2026.
O curso contou com a coordenação acadêmica do Ministro Mauricio Godinho Delgado, da Profª Dra. Gabriela Neves Delgado, do Prof. Dr. Sandro Lunard Nicoladeli e da Profª Dra. Maria Cecília de Almeida Monteiro Lemos.
Nesta edição, o curso reuniu 50 participantes, entre advogados e dirigentes sindicais de diversas regiões do Brasil, reafirmando sua relevância como espaço de qualificação e aprofundamento dos debates sobre o Direito Coletivo do Trabalho.
As aulas foram ministradas às segundas e terças-feiras por renomados professores doutores e especialistas que atuam na área trabalhista, proporcionando aos participantes uma formação de elevado nível acadêmico e prático.
Na aula inaugural e na cerimônia de encerramento, esteve presente o Reitor da Universidade, Prof. Me. André Leão, que destacou a importância do curso, a excelência do corpo docente e o sucesso da parceria institucional mantida com a CNTC.
O Ministro Mauricio Godinho Delgado e a Professora Dra. Maria Cecília de Almeida Monteiro Lemos ressaltaram a relevância da iniciativa, enfatizando o prestígio e a valorização que o curso possui no âmbito acadêmico e profissional.
Representando a CNTC, esteve presente o Secretário Geral, Lourival Figueiredo Melo que agradeceu a participação de todos os participantes e destacou o apoio recebido da Universidade Cruzeiro do Sul e da UDF. Em especial, agradeceu ao Reitor André Leão pela atenção dedicada ao projeto, bem como aos coordenadores — Ministro Mauricio Godinho Delgado, Professora Dra. Maria Cecília de Almeida Monteiro Lemos, Professora Dra. Gabriela Neves Delgado e Prof. Dr. Sandro Lunard Nicoladeli — e a todos os professores que contribuíram para o sucesso do curso e para o aprimoramento dos participantes.
O secretário Lourival também agradeceu ao Instituto Edésio Passos e à Diretoria da CNTC pelo apoio à iniciativa, destacando que novos cursos de capacitação e aperfeiçoamento virão por meio desta parceria.


