Imprimir    A-    A    A+

O que houve?

Em reunião do Colégio de Líderes realizada nesta 5ª feira (28/04) foi definida a divisão partidária do comando das 25 comissões permanentes da Câmara dos Deputados. Ressalta-se que na 4ª feira (27) foram criados os dois novos colegiados da Casa: Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.

Principais Comissões de interesse

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), maior e principal Comissão da Câmara, será comandada pelo PMDB. Aventa-se a possibilidade de que o órgão seja presidido pelo deputado Rodrigo Pacheco (MG) ou pelo deputado Osmar Serraglio (PR).

Já a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) ficou a cargo do PDT, partido que é liderado pelo deputado Weverton Rocha (MA).

Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) será presidida por parlamentar do Partido Progressista (PP). A Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM), como de costume, ficará sob o comando do PT.

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS) foi escolhida pelo Solidariedade (SD). Por último, destacamos que a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CPD) será presidida pelo PSC.

Prazos para indicações e instações das Comissões

Foi decidido também que os partidos deverão fazer as indicações dos membros das Comissões até às 11h da próxima 3ª feira (03/05). Espera-se que as eleições à presidência e vice-presidências dos colegiados sejam ultimadas nesse mesmo dia, no período vespertino.

Atenção!

Tudo indica que na próxima 4ª feira (04/05) as Comissões poderão ter reuniões deliberativas normais com a votação de propostas e designações de relatorias.

 

Victor Velu Fonseca Zaiden Soares – Relações Institucionais da CNTC

(com informações da Agência Câmara de notícias)